Site Overlay

Fonte de energia renovável a partir do movimento das marés, entenda!

A energia das marés é uma fonte de energia renovável a partir do movimento das marés.

A energia das marés é a energia cinética que é gerada pelas forças gravitacionais exercidas pela Lua e pelo Sol nos oceanos e na atmosfera da Terra, respectivamente. É uma fonte de energia renovável que pode ser colhida sem poluição significativa.

A energia das marés tem sido usada há séculos como uma forma de energia hidráulica, mas só recentemente se tornou economicamente viável. As primeiras turbinas de maré comerciais foram instaladas na Escócia em 2014.

A energia das marés tem muitos benefícios: é renovável, limpa e sustentável. No entanto, esses benefícios vêm com algumas desvantagens: as turbinas de maré são caras para construir e manter e exigem grandes massas de água para operar adequadamente.

A energia das marés é gerada pelo aproveitamento da energia cinética das marés oceânicas. As marés são movimentos de água em grande escala que ocorrem duas vezes por dia, impulsionados pela atração gravitacional entre a Terra e a Lua.

A usina maremotriz gera eletricidade direta ou indiretamente, dependendo se inclui uma barragem ou não. As turbinas da barragem podem ser usadas para gerar eletricidade, bem como para bombear água de volta ao oceano. Esse processo aumenta o alcance das marés, o que, por sua vez, aumenta a geração de energia das marés naquele local.

Surgimento de energias ecológicas

Surgimento de energias ecológicas: A energia das marés existe há muito tempo, mas nos últimos anos vem ganhando força devido aos seus benefícios ambientais. Além disso, existem outras tecnologias emergentes, como energia solar, energia eólica e energia geotérmica, que estão usando o calor da Terra para gerar eletricidade.

A Primeira Revolução Industrial aumentou o consumo e a dependência de diferentes fontes de energia para as mais variadas atividades humanas, incluindo trabalho e produção. Inicialmente, o carvão era a principal fonte de energia utilizada no mundo. Posteriormente, outras fontes passaram a compor a matriz energética do planeta, como petróleo, energia elétrica e biomassa.

A dependência mundial de combustíveis fósseis apresenta vários desafios para o futuro. A questão das mudanças climáticas, o esgotamento das reservas de combustíveis fósseis e a poluição são alguns deles.

O fato de termos conseguido produzir tanto petróleo, carvão e gás natural em um período tão curto de tempo levou a questões ambientais, como emissões de dióxido de carbono e desmatamento.

Vantagens e desvantagens da energia das marés

A energia das marés é uma das energias alternativas mais promissoras a serem utilizadas no futuro. É uma fonte renovável de energia que pode ser aproveitada a partir do movimento das marés.

Vantagens: A energia das marés não produz gases com efeito de estufa e não emite outras substâncias nocivas para a atmosfera. Ele também fornece energia para milhares de casas, em oposição a apenas uma ou duas casas com combustíveis fósseis.

Desvantagens: O custo da energia das marés ainda é alto e existem algumas dificuldades técnicas com ela, como armazená-la para uso futuro ou como trazê-la para terra quando ocorre um maremoto.