Site Overlay

Entenda o que é energia e conheça seus tipos

Energia é a capacidade de realizar trabalho. Pode se manifestar de diferentes maneiras e afetar o desempenho de um indivíduo.

Divulgação

Primeiro, vejamos as diferentes maneiras pelas quais a energia se manifesta. Uma maneira é a energia física que está relacionada à eficiência cardiovascular, potência muscular e potência aeróbica. A segunda maneira é a energia mental ou psíquica que o ajuda a lidar com a complexidade e a incerteza ou reatividade às mudanças em seu ambiente.

O terceiro tipo de energia é a energia espiritual ou transcendental que influencia o quanto nos importamos com algo. Em quarto lugar, temos uma energia motivacional que se concentra em atingir metas por meio de esforços e inclui um alto grau de persistência e níveis de garra. A energia também inclui aspectos sociais ou relacionais, como carisma, habilidades naturais de liderança e níveis de empatia.

A energia foi definida de muitas maneiras diferentes e não há uma definição exata para ela. No entanto, uma das definições mais comumente faladas vem da física. Energia é a capacidade de realizar trabalho e transferir calor.

Todos os seres vivos precisam de energia. A energia é uma força que mantém uma ordem universal no mundo, é ela que dá vida a todas as coisas.

Em questão de segundos, um átomo de hidrogênio pode liberar uma enorme quantidade de energia na forma de luz. Sim, parece muito surpreendente, mas é verdade. Esse processo libera energia tão rapidamente que faz sentido chamar o hidrogênio de “combustível”, porque seu uso como combustível desencadeia essa liberação.

Princípio Geral da Conservação de Energia

Divulgação

A conservação de energia é o princípio de que todas as formas e transformações de energia têm um valor total de zero.

Quando você coloca a mão em torno de uma caneca quente, a caneca em si não fica mais quente. A caneca ainda tem a mesma quantidade de energia de antes, apenas muda sua forma.

Uma das ideias mais importantes da física é que as propriedades físicas de um objeto não mudam.

Em outras palavras, há uma quantidade fixa de energia (ou matéria) no universo. Isso significa que toda a energia foi conservada – foi simplesmente convertida em diferentes formas.

Tipos de Energia

As fontes de energia podem ser classificadas como renováveis e não renováveis. As fontes de energia renováveis são aquelas que são reabastecidas ou substituídas naturalmente, como a luz solar e o vento. As fontes de energia não renováveis são aquelas que não são reabastecidas ou substituídas naturalmente e se esgotam, como os combustíveis fósseis de acordo com a capacidade de reposição dos recursos naturais. Saiba mais sobre os principais tipos e fontes de energia em física.

Cinética

A energia cinética é um tipo de energia que depende da massa e da velocidade com que um corpo se move.

A energia cinética de um objeto é a soma de suas energias potencial e cinética multiplicada por sua massa. A energia cinética pode ser calculada usando a fórmula: KE=1/2 mv^2

A energia cinética é a energia do movimento. É descrito como o produto da massa pela velocidade ao quadrado.

A massa é uma propriedade física de um corpo que pode ser usada para determinar sua inércia. O módulo de um corpo depende de sua forma e rigidez. A inércia é definida como a tendência de manter um estado existente.

A equação da energia cinética pode ser usada de diferentes maneiras: para encontrar o trabalho realizado por um objeto, a área sob um gráfico elástico ou para encontrar as velocidades médias ao longo do tempo.

Potencial

A energia potencial está associada à posição que um corpo ocupa ou à deformação de um sistema elástico e é armazenada como trabalho quando exercida sobre outro objeto em movimento. Quanto mais compacto um sistema puder armazenar energia potencial elástica, mais eficiente ele será em resistir às forças de atrito.

A Energia Potencial foi desenvolvida combinando duas palavras: Potencial e Energia para significar o poder potencial que um objeto tem dentro dele ou o quanto um objeto pode fazer quando a força é aplicada a ele.

A energia potencial gravitacional é um sistema de energia armazenada em corpos em repouso. A quantidade de energia potencial disponível depende da massa e gravidade do corpo, que pode ser calculada pela fórmula:

Energia potencial = (massa) (gravidade) (altura)

Uma pessoa, por exemplo, tem uma energia potencial de 15 quilojoules quando tem 1 metro de altura.

Térmica

A energia térmica ou energia interna é definida como a soma das energias cinética e potencial associadas aos elementos microscópicos.

As energias térmica e potencial são necessárias para descrever cada fase de uma mudança de fase.

A energia interna é muito mais difícil de calcular do que a capacidade calorífica e o trabalho. Envolve muitos cálculos complexos que são difíceis de fazer à mão facilmente.

Mecânica

A energia mecânica é a soma das energias potencial, cinética e térmica. A definição de energia mecânica é usada na física para descrever como uma força afeta um sistema físico ao longo do tempo.

A energia mecânica pode ser convertida em outras formas de energia, como calor e luz ou eletricidade. Eles são usados em muitos processos cotidianos, como carros e aviões.

A potência mecânica é a quantidade de trabalho mecânico que pode ser feito pela força resultante agindo em um objeto por unidade de tempo.

Elétrica

A energia elétrica é a energia produzida a partir das cargas elétricas de partículas subatômicas. As cargas, ao se moverem, produzem uma tensão que faz com que as correntes elétricas fluam através de um circuito.

Uma corrente elétrica é um campo eletrostático (também chamado de campo elétrico) que viaja através de um material devido ao deslocamento de cargas dentro dele por uma fonte de tensão externa. Existem dois métodos de produção de eletricidade: condutiva e capacitiva. Em sistemas condutivos, como geradores, usinas de energia e baterias, os portadores de carga se movem através de um condutor, como fios de metal ou elementos condutores de um circuito em apenas uma direção. Os capacitores alteram o potencial entre dois pontos em um circuito armazenando carga em seus terminais quando um terminal é carregado enquanto o outro terminal está aterrado.

Solar

Existem duas maneiras pelas quais podemos perceber a energia solar. Podemos vê-lo como luz ou, alternativamente, como calor.

Algumas plantas, como o girassol e o milho, são capazes de captar a energia solar e transformá-la em energia química, que utilizam para crescer.

Esta é uma das razões pelas quais os cientistas acreditam que as plantas têm algum tipo de consciência da posição do sol.

A energia solar tem sido uma parte importante da vida planetária desde o início dos tempos. Todo mundo sabe que a fotossíntese é como as plantas criam alimentos e sobrevivem. Mas o que não sabemos é como foi descoberto ou quando foi descoberto.

Os cientistas hoje concordam que a descoberta da energia solar pelas plantas é um mistério de longa data. No entanto, existem muitos relatos e teorias diferentes sobre quando e como as plantas descobriram a energia solar no mundo.

Sonora

A energia sonora mais comum é a da fala audível. As ondas sonoras são produzidas pelas vibrações do ar e produzidas pelas cordas vocais na boca. As vibrações perturbam as moléculas, que então se movem para frente e para trás pelo ar. Esse movimento molecular cria o que ouvimos como som.

A energia sonora também pode ser detectada de outras maneiras, inclusive por meio de um sensor de gás que mede uma mudança na pressão quando ouve um som ou uma câmera infravermelha que detecta calor quando os sons atingem seus receptores.

As ondas sonoras também podem ser detectadas usando a tecnologia de ultrassom, que usa ondas sonoras de alta frequência para medir distâncias de diferentes objetos em relação às suas áreas de superfície.

Nuclear

A energia nuclear é a energia produzida em usinas termonucleares. As usinas termonucleares são um tipo de usina projetada para gerar calor por reações nucleares controladas.

Os reatores nucleares hoje usam o que é chamado de reator de água pressurizada que usa água como refrigerante, vapor para acionar turbinas e geração de eletricidade. Os resíduos nucleares dessas usinas são mantidos tanto em barras de combustível usadas (onde os átomos de urânio são divididos) quanto em barras de combustível gasto (onde a reação nuclear para).

A energia nuclear tem sido utilizada na medicina, raios X, radioterapia e bombas atômicas, mas também está associada a efeitos negativos, como bombas atômicas.

A energia nuclear pode ser gerada de várias maneiras, como geradores, reatores nucleares e por fissão de átomos. Na medicina, é usado para terapia de radiação que inflige calor em um tumor para destruí-lo. Na radiografia, os raios X são produzidos pela passagem de raios de alta energia através de um objeto humano para produzir uma imagem bidimensional.

Combustíveis fósseis

Existem três tipos diferentes de combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás natural. O processo de fossilização é quando os restos de plantas e animais são enterrados profundamente no solo e se transformam em fonte de combustível, geralmente com calor e pressão.

Os combustíveis fósseis são formados pelos restos em decomposição de plantas e animais que viveram muito antes dos humanos. Combustíveis fósseis incluem carvão, petróleo, gás natural e outros, incluindo turfa, areias betuminosas, areias betuminosas, betume bruto