Site Overlay

Radioatividade: o que é e tipos de emissões

A radioatividade é a propriedade que os núcleos instáveis têm de emitir partículas radioativas para se transformar em um núcleo. É medido em termos de unidades de radioatividade.

Imagem de Kilian Karger no Unsplash

Existem muitos tipos de radiação, como alfa, beta, gama e raios-x. A radioatividade pode ser usada para estudar rochas e minerais e também em imagens médicas, como tomografias ou raios-X.

Os isótopos radioativos são usados em reatores nucleares e armas nucleares.

A radioatividade é a propriedade dos núcleos atômicos instáveis de emitir partículas e radiação eletromagnética. É uma propriedade que os torna instáveis e radioativos.

Descoberta da radioatividade

A radioatividade foi descoberta por Henri Becquerel em 1896. Ele estava estudando a fosforescência em sais de urânio quando notou que alguns dos sais emitiam luz sem qualquer fonte externa de energia.

A descoberta da radioatividade foi um divisor de águas na história da ciência e da tecnologia. É considerada uma das descobertas mais importantes feitas pela humanidade, que abriu caminho para o desenvolvimento da energia nuclear, armas nucleares e outras aplicações, como imagens médicas.

A radioatividade é uma propriedade da matéria que pode ser usada para identificar os elementos presentes em uma amostra.

Depois que Marie e Pierre Curie descobriram a radioatividade, verificaram que todos os sais de urânio tinham a propriedade de impressionar com o niton.

Esta seção discute como a radioatividade foi descoberta por Marie e Pierre Curie.

A radioatividade é um conceito importante na ciência porque nos ajuda a entender como os átomos funcionam e o que os torna diferentes uns dos outros. Também nos ajuda a entender como as coisas decaem ao longo do tempo e por que algumas coisas são radioativas enquanto outras não. A radioatividade tem sido usada para estudar diversos tipos de materiais, como rochas, terra, água, plantas, animais e até humanos.

Emissões radioativas

A emissão dessas partículas e radiação eletromagnética provoca um aumento no número de nêutrons e prótons livres que podem ser encontrados fora do núcleo, o que leva a uma diminuição de sua energia cinética média, de modo que não podem mais escapar dele.

A radioatividade é um processo onde um núcleo instável emite partículas e radiação eletromagnética. Esse processo pode ser usado para tornar o núcleo mais estável ou também pode ser usado para outros fins, como imagens médicas.

A radioatividade pode ser vista como um fenômeno natural e artificial. É frequentemente usado para alimentar reatores nucleares, fornecer tratamentos médicos para câncer ou até mesmo criar novos compostos químicos.

O uso de materiais radioativos na vida cotidiana tem sido limitado devido aos efeitos nocivos que podem ter sobre humanos, animais, plantas ou meio ambiente.

Meia-vida

Os núcleos radioativos têm uma vida mais curta do que outros núcleos. Em um conjunto de elementos radioativos, pode ocorrer de um a dois.

Em um conjunto de elementos radioativos, pode ocorrer de um a dois. Alguns núcleos radioativos têm uma vida mais curta do que outros.

A radioatividade é um processo no qual um átomo emite radiação espontaneamente e existe desde o início dos tempos. O decaimento radioativo é uma forma de fissão nuclear que ocorre quando átomos instáveis se decompõem em unidades menores.

A velocidade com que um elemento radioativo se desintegra é fundamental para entender quanto tempo ele vai durar no corpo. Também desempenha um papel importante na compreensão de quanta exposição à radiação alguém pode receber, bem como em como medir a quantidade de radioatividade presente em uma amostra específica.

Conhecer a velocidade com que um elemento radioativo se desintegra é fundamental para medir sua meia-vida e entender sua taxa de decaimento, entre outras coisas.

Reações nucleares

A reação nuclear ou de transmutação é aquela que ocorre pela colisão de uma partícula com um núcleo ou entre dois núcleos, com produção. É um processo exotérmico que libera energia e massa na forma de calor e luz.

A radioatividade foi descoberta pela primeira vez em 1896 por Henri Becquerel. Ele descobriu que os sais de urânio emitiam raios que podiam ser detectados por uma placa fotográfica colocada ao lado deles.

A reação nuclear ou de transmutação é aquela que ocorre pela colisão de uma partícula com um núcleo ou entre dois núcleos, com produção. É um processo exotérmico que libera energia e massa na forma de calor e luz.

Fissão nuclear

A fissão nuclear é o processo de divisão do núcleo de um átomo. Este processo libera muita energia e resulta em núcleos menores.

A fissão nuclear é o processo pelo qual um núcleo atômico pesado se divide em dois núcleos mais leves, com a liberação de grandes quantidades de energia. Na fissão nuclear, um nêutron de um núcleo atômico atinge outro átomo e faz com que ele se divida, liberando mais nêutrons e raios gama no processo. O número de massa (A) de cada meio-núcleo é igual ao de seu núcleo pai antes de ser dividido, mas cada novo núcleo tem menos massa total do que seu pai antes de ser dividido.

A fissão nuclear foi observada pela primeira vez no final de 1938, quando Otto Hahn e Fritz Strassmann conduziram experimentos com urânio e descobriram que ela ocorria espontaneamente no urânio.

Fusão nuclear

O processo de fusão nuclear é a união de dois núcleos atômicos para formar um novo elemento mais pesado. Este processo libera energia e pode ser usado para produzir eletricidade.

A radioatividade é a desintegração espontânea de um núcleo atômico em núcleos mais leves e partículas subatômicas, que emitem radiação, muitas vezes na forma de radiação ionizante.

Energia nuclear

A energia nuclear é a energia produzida em usinas termonucleares. Neles, o calor da divisão do núcleo dos átomos libera nêutrons que são capturados pelos núcleos, que então liberam mais nêutrons.

A energia nuclear é uma fonte de energia que não emite gases de efeito estufa e outros poluentes nocivos na atmosfera. Também fornece uma fonte de energia confiável e de baixo custo para países com recursos limitados, como países ricos em urânio.

As usinas nucleares são um tipo de reator nuclear que usa a fissão nuclear para gerar calor para produzir eletricidade. Esse processo divide os átomos de urânio em átomos mais leves chamados produtos de fissão, liberando nêutrons e liberando grandes quantidades de calor no processo.

O urânio é um recurso mineral não renovável encontrado na natureza, que também é utilizado na produção de material radioativo. Ele pode ser encontrado em vários países ao redor do mundo.

Além de seu uso em energia nuclear, o urânio também é usado para produzir gás radônio – um gás radioativo que causa câncer de pulmão.