Site Overlay

Estranhas ondas de rádio vindas do centro da Via Láctea estão intrigando os cientistas.

As estranhas ondas de rádio são detectadas no centro da Via Láctea, o que tem sido um mistério para os cientistas há algum tempo. No entanto, a recente descoberta dessas ondas de rádio está atraindo novos e inesperados candidatos ao campo da astrofísica.

ALEX-MIT/ISTOCK

Os astrônomos observaram estranhas ondas de rádio vindas do centro da Via Láctea. Eles dizem que essas ondas de rádio os intrigaram porque são diferentes de qualquer outra. Enquanto alguns especialistas dizem que isso é um sinal de alienígenas, outros afirmam que é um fenômeno natural.

O que faz essas estranhas ondas de rádio? Essas ondas estavam localizadas na região central da Via Láctea e estão a uma frequência de 69.000 MHz – que é muito mais alta do que qualquer outra fonte em nossa galáxia. Esses sinais estranhos foram detectados há algum tempo e ninguém conseguiu descobrir o que são.

Esta foi apenas uma entre muitas observações feitas por astrônomos e divulgadas em seu artigo publicado em Monthly Notices of the Royal Astronomical Society Letters em 27 de agosto de 2018.

Recentemente, os astrônomos têm observado ondas de rádio incomuns vindas do centro de nossa galáxia – a Via Láctea. Essas ondas de rádio peculiares têm intrigado os cientistas, pois são diferentes de qualquer outroAC fenômeno semelhante descoberto antes. Isso inclui sinais emitidos por pulsares binários ou estrelas de nêutrons que emitem radiação de alta energia a cada 2 a 4 horas e nuvens de gás ionizado no espaço que liberam rajadas de rádio.

Como resultado da evolução da tecnologia, conseguimos capturar cada vez mais dados. Por exemplo, graças à internet de alta velocidade, agora podemos acessar imagens de alta qualidade do espaço profundo.

A Terra é cercada por uma fina atmosfera que faz com que as ondas de rádio viajem facilmente por ela. Por causa disso, o céu está cheio dessas ondas de rádio vindas de todos os lugares ao nosso redor. No entanto, à medida que subimos em altitude, as ondas de rádio ficam cada vez menos frequentes porque não podem mais passar pela atmosfera com a mesma facilidade. Isso significa que nossos sinais não são apenas mais fracos, mas também menos polarizados, o que significa que nossa luz oscila em todas as direções, em vez de ter uma específica como outras estrelas.

Objeto misterioso emite sinais no espaço

LONELY/SHUTTERSTOCK

Os cientistas encontraram evidências de ondas de rádio vindas do centro da Via Láctea. “Este objeto foi o único que começou invisível, tornou-se brilhante, desapareceu e depois reapareceu”, disse Tara, que também ajudou a co-descobridora da Ohio State University.

Inicialmente, os cientistas acreditavam que o misterioso objeto poderia ser um pulsar, um tipo muito denso de estrela morta. Uma classe de pulsares emite ondas de rádio contínuas que podem ser detectadas da Terra como flashes.

A descoberta do novo objeto em nossa galáxia foi feita através de observações feitas pelo Parkes Radio Telescope e posterior análise usando dados do Rossi X-ray Timing Explorer da NASA no espaço.

Os cientistas observaram que havia rajadas incomuns na frequência de ondas de rádio vindas do centro da nossa Via Láctea e não está claro o que causou esse novo fenômeno.

As ondas de rádio provenientes do centro da nossa Via Láctea vêm em todas as cores diferentes, e é por isso que os astrônomos foram capazes de detectar planetas orbitando estrelas distantes.