Site Overlay

O que é gás natural? Quais as vantagens e desvantagens?

O gás natural é um combustível fóssil com a fórmula química CH4. É chamado de gás natural porque pode ser encontrado em formações rochosas subterrâneas que geralmente estão localizadas perto da superfície da terra.

O que é gás natural? Quais as vantagens e desvantagens?

O gás natural é um combustível fóssil que é criado a partir da degradação da matéria orgânica. Pode ser encontrado no solo, mas também ocorre quando a matéria orgânica se decompõe na água ou quando plantas e animais mortos são enterrados sob a água ou sedimentos.

Ele tem sido usado por mais de 100 anos como fonte de combustível e é usado principalmente para aquecimento, cozimento e geração de eletricidade.

O gás natural é uma mistura combustível de gases de hidrocarbonetos que ocorre na crosta terrestre. Consiste principalmente em metano, mas também pode conter pequenas quantidades de etano, propano, butanos e pentanos. É geralmente classificado pela sua composição e se é úmido ou seco. O gás natural úmido contém quantidades significativas de etano ou propano (ou ambos), enquanto o gás natural seco não.

Onde é utilizado

Nos Estados Unidos, o gás natural é a forma mais popular de energia para aquecimento de casas e fornecimento de eletricidade. Também fornece energia para fábricas, escolas, hospitais e escritórios.

O gás natural é usado principalmente como combustível para residências e empresas porque produz menos poluição do ar do que outros combustíveis, como carvão ou petróleo. O gás natural também fornece calor para residências e empresas porque queima de forma mais limpa do que outros combustíveis, como carvão ou petróleo.

O gás natural pode ser encontrado em campos de petróleo, jazidas de carvão, depósitos de xisto e outras formações geológicas. É composto principalmente de metano (CH4), mas também contém pequenas quantidades de etano (C2H6), propano (C3H8), butanos (C4H10), pentanos (C5H12) e outros hidrocarbonetos.

Gás natural no Brasil

O que é gás natural? Quais as vantagens e desvantagens?

O Brasil é o segundo maior produtor de gás natural da América do Sul e o quinto maior produtor do mundo.

A primeira grande descoberta de gás natural foi feita no Brasil em 1985, na costa do Rio de Janeiro. Foi chamado de “Petróleo Brasileiro” (Petrobras).

A produção de gás natural aumentou mais de 50% entre 2004 e 2008.

A produção brasileira de gás natural é usada principalmente para geração de eletricidade, mas também para cozinhar e aquecer. O gás natural também é usado como matéria-prima para indústrias petroquímicas.

Vantagens

O gás natural é um combustível fóssil e é composto principalmente de metano. É uma fonte de energia limpa e eficiente que produz menos emissões nocivas do que outros combustíveis fósseis, como carvão e petróleo.

O gás natural tem muitas vantagens sobre outros combustíveis. Emite menos poluentes, o que significa que é melhor para o meio ambiente. Também queima de forma mais limpa, o que significa que não produz tanta fuligem ou dióxido de enxofre quanto o carvão, o que pode causar chuva ácida. O gás natural também tem uma pegada de carbono menor do que outros combustíveis fósseis, como petróleo ou carvão, quando usado para geração de eletricidade.

Desvantagens

A principal desvantagem do gás natural é que ele emite mais dióxido de carbono do que o carvão quando é queimado para produzir energia. Outra desvantagem do gás natural é que ele não é renovável. Isso significa que temos que encontrar novas fontes de gás natural se esgotarmos os recursos já encontrados no solo.