Site Overlay

O que é energia hidrelétrica e quais são seus impactos?

A energia hidrelétrica é uma fonte de energia renovável, mas pode causar impactos socioambientais negativos.

Vertedouro da UHE de Tucuruí. (Imagem retirada do livro Projeto de Usinas Hidrelétricas/Cortesia Eletronorte). Todos os direitos reservados.

A energia hidrelétrica é uma fonte renovável de energia que usa a força da queda ou do fluxo da água para gerar eletricidade. É usado em muitos países para geração de eletricidade e irrigação. Mas, pode causar impactos socioambientais negativos no meio ambiente e na saúde humana.

Foi identificada como uma das fontes mais importantes de água doce para humanos e ecossistemas, mas as barragens hidrelétricas têm sido associadas a problemas ambientais como inundações, erosão, assoreamento, perda de habitat e perda de biodiversidade. Os impactos variam dependendo da localização, mas geralmente são graves.

A energia hidrelétrica é uma fonte de energia renovável, mas pode causar impactos socioambientais negativos. Isso porque as hidrelétricas são construídas em áreas com alta biodiversidade e recursos naturais, o que pode levar à destruição desses importantes ecossistemas.

Os benefícios da energia hidrelétrica superam em grande parte suas desvantagens, mas há alguns casos em que ela causa impactos socioambientais negativos.

O que é uma usina hidrelétrica

Imagem de soukmano por Pixabay

Uma usina hidrelétrica é uma instalação que converte energia cinética, potencial ou química da água corrente em eletricidade. É a forma mais utilizada de energia renovável.

A maioria das usinas hidrelétricas são usinas a fio d’água, onde a água flui sobre ou ao redor das turbinas. Usinas menores podem usar apenas uma ou duas turbinas, enquanto usinas maiores normalmente terão várias centenas.

O uso da energia hidrelétrica tem aumentado ao longo dos anos por ser ecologicamente correto e sustentável. Há muitos benefícios em usar esse tipo de usina, pois não emite dióxido de carbono ao gerar eletricidade.

Como funciona uma usina hidrelétrica?

Para a produção de energia hidrelétrica, é necessário integrar a vazão do rio, o desnível do terreno e a quantidade de água disponível.

O projeto de usinas hidrelétricas é baseado no seguinte:

A hidroeletricidade pode ser usada para abastecer residências e empresas.

Com a hidroeletricidade, a energia é gerada pela água corrente.

Para a produção de energia hidrelétrica, é necessário integrar a vazão do rio, o desnível do terreno e a quantidade de água disponível.

O sistema de uma usina hidrelétrica é composto por:

Barragem

A barragem é a estrutura mais proeminente e icônica de uma usina hidrelétrica. É uma parte fundamental da usina hidrelétrica.

O objetivo da barragem é interromper o ciclo natural do rio, criando um reservatório de água. A barragem cria um fluxo artificial no qual os humanos podem usar para gerar eletricidade.

A barragem também é uma importante estrutura de engenharia que está em uso desde os tempos antigos, quando as pessoas construíam barragens para criar reservatórios de água para irrigação, consumo e outros usos.

Sistema de captação (adução) de água

Captação de água é o processo de coletar e armazenar água de uma fonte natural para uso em edifícios e outras estruturas.

O sistema de captação de água é composto por túneis, canais e dutos metálicos que levam a água até a casa de força. Pode ser usado tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais.

Os sistemas de captação de água são amplamente utilizados em países como EUA, Canadá, Austrália, China, Índia e Europa.

Casa de força

A casa de força é uma parte do sistema que produz eletricidade. Esta parte do sistema é alimentada pelo gerador e possui turbinas conectadas a ele.

A casa de força é uma parte importante de qualquer usina. Ele pode ser usado para muitas finalidades diferentes, como geração de eletricidade, bombeamento de água ou controle de pressão.

Nesta parte do sistema estão duas turbinas conectadas a um gerador que produzem energia para toda a usina.

Canal de fuga

O canal de fuga é uma via navegável natural que liga o canal de fuga ao leito natural do rio. A água neste canal desce das turbinas e depois volta para o rio. Isso permite um uso mais eficiente da energia, bem como uma melhor qualidade de vida e segurança para quem mora perto dela.

O termo “canais de fuga” foi criado por Charles Elton ao descrever como os pássaros os usam para escapar de predadores, como águias, gaviões e gaviões.

Vertedouro

O vertedouro é uma estrutura que permite a saída de água de um reservatório quando o nível de água no reservatório ultrapassa o limite recomendado.

O vertedouro é uma parte importante de cada barragem. Ajuda na prevenção de inundações e protege as pessoas de danos.

O vertedouro também é usado como área de lazer para passeios de barco, pesca e natação.

Energia hidrelétrica é limpa?

Apesar de ser considerada por muitos como uma fonte de energia “limpa”, por não estar associada à queima de combustíveis fósseis, a energia hidrelétrica ainda tem suas desvantagens.

Um problema com a energia hidrelétrica é que ela pode ser bastante barulhenta e perturbadora para a área circundante.

A energia hidrelétrica é considerada limpa porque não emite dióxido de carbono. No entanto, a emissão de CO2 ocorre devido à decomposição das árvores que permanecem acima do nível da água dos reservatórios.

A emissão de CO2 é resultado da fotossíntese que ocorre em plantas e árvores que permanecem acima do nível da água dos reservatórios. Como resultado, o CO2 é liberado em nossa atmosfera e contribui para o aquecimento global.