Site Overlay

As redes sociais podem causar tristeza, mas você pode reverter isso

As redes sociais são uma faca de dois gumes. Pode ter impactos positivos, mas também pode ser prejudicial à saúde emocional do usuário.

As redes sociais podem causar tristeza, mas você pode reverter isso
ELDAR NURKOVIC/SHUTTERSTOCK 

As redes sociais não são de todo ruins. Foi demonstrado que as redes sociais podem aumentar a autoestima e ajudar as pessoas a se conectarem com outras que compartilham interesses semelhantes. No entanto, estudos mostraram que as redes sociais também podem levar a sentimentos de tristeza, depressão e ansiedade em algumas pessoas.

Devemos estar atentos à nossa saúde mental ao usar as redes sociais porque nem sempre são benéficas para nós.

Um estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica em Okanagan descobriu que as pessoas que usam as mídias sociais são mais propensas a se sentirem tristes.

O estudo foi feito em 3.000 canadenses com idades entre 18 e 34 anos. Os pesquisadores descobriram que aqueles que usavam as mídias sociais por mais de duas horas por dia tinham duas vezes mais chances de se sentirem solitários e deprimidos. Eles também tiveram mais dificuldade para dormir, relataram sentir-se mais estressados e tiveram uma menor sensação de bem-estar.

Como as redes sociais afetam a saúde emocional

As redes sociais podem causar tristeza, mas você pode reverter isso
GAUDILAB/SHUTTERSTOCK

As mídias sociais são um fenômeno cada vez maior que se tornou parte de nossas vidas cotidianas. Isso nos tornou mais conectados ao mundo, mas também tem suas desvantagens. O Journal of Happiness Studies descobriu que as mídias sociais podem afetar negativamente a saúde emocional porque as pessoas estão se comparando com outras nas mídias sociais e vendo os destaques de outras pessoas em vez de suas vidas normais.

As redes sociais têm um impacto negativo na saúde emocional das pessoas. As pessoas que passam mais tempo nas mídias sociais são mais propensas a se sentirem insatisfeitas com suas próprias vidas.

As pessoas estão cada vez mais confiando nas mídias sociais para validar sua autoestima, o que pode ser prejudicial à saúde mental. A mídia social também é uma das principais causas de insatisfação pessoal porque pressiona as pessoas a viverem de acordo com a vida perfeita retratada online.

O uso das mídias sociais aumentou nos últimos anos, assim como o número de pessoas que dizem se sentir insatisfeitas com suas próprias vidas. Essa insatisfação pode levar a sentimentos de inadequação e baixa autoestima, o que pode eventualmente levar à depressão ou transtornos de ansiedade.

Como evitar o impacto negativo das redes sociais

As redes sociais podem causar tristeza, mas você pode reverter isso
PATHDOC/SHUTTERSTOCK

As mídias sociais são uma ótima maneira de ficar conectado com amigos e familiares e acompanhar o que está acontecendo no mundo. No entanto, também pode ser uma grande distração e nos levar a tomar decisões ruins, como comer alimentos não saudáveis quando nos sentimos deprimidos.

Aqui estão algumas maneiras de evitar o impacto negativo das mídias sociais:

1) Limite seu tempo em sites de mídia social: você pode definir um cronômetro ou colocar seu telefone no modo avião. Dessa forma, você poderá se concentrar no que é importante em vez de percorrer seu feed por horas.

2) Deixar de seguir pessoas que provocam sentimentos negativos: Se alguém postar algo que faz você se sentir mal consigo mesmo, deixe de segui-los e bloqueie-os para que eles não apareçam mais no seu feed de notícias.

3) Desligue as notificações no seu telefone e computador.

4) Use o modo “Não perturbe” em seu telefone.

5) Use um aplicativo como “Autocontrole” para bloquear o acesso a sites que distraem por um determinado período de tempo.

O Dr. Wirtz afirma que “quanto mais as pessoas formam e mantêm conexões diretas, menos precisam procurá-las nas mídias sociais”.