Site Overlay

Pesquisadores desenvolvem leite materno em pó e são premiados

O leite materno em pó é uma nova tendência no mercado. É uma forma em pó de leite materno humano que você pode adicionar à água e beber

Pesquisadores desenvolvem leite materno em pó e são premiados
POR BARBARA SAUDER/SHUTTERSTOCK

O leite materno em pó é uma nova invenção premiada pela Organização Mundial da Saúde. Foi criado por dois cientistas brasileiros que queriam resolver a questão das baixas taxas de amamentação no Brasil, o leite materno em pó é um tipo de leite que pode ser misturado com água para criar leite materno fresco.

A OMS observou que a amamentação é a maneira mais saudável de alimentar uma criança, mas também observa que algumas mães podem não conseguir amamentar. O leite materno em pó pode ajudar a alimentar os bebês nesses casos.

Brasileiros criam leite materno em pó

Pesquisadores desenvolvem leite materno em pó e são premiados
DMYTRO VIETROV/SHUTTERSTOCK

Um novo produto de leite materno em pó está sendo comercializado no Brasil. É feito de todos os ingredientes naturais e pode ser consumido por adultos e crianças.

Este novo produto foi criado por um grupo de empresários brasileiros que queriam oferecer uma alternativa para mães que não podem amamentar seus filhos. Este leite em pó, que é produzido na forma de pó, é feito de todos os ingredientes naturais, como óleo de girassol, óleo de soja e caldo de cana.

Este novo produto foi bem recebido por muitas pessoas no Brasil que se preocupam com a qualidade dos alimentos que consomem para si e seus filhos.

Como é feito

Pesquisadores desenvolvem leite materno em pó e são premiados
DIVULGAÇÃO/FUNDAÇÃO PÉTER MURÁNYI

O processo começa com o leite materno doado de mães lactantes sendo pasteurizado e seco. O leite em pó pode ser reidratado com água numa proporção que corresponda à idade e às necessidades do bebé.

A mãe extrai o leite materno e o transfere para um recipiente, que depois congela. O leite materno congelado pode ser armazenado por até 12 meses. Uma vez que o leite materno congelado é descongelado, ele pode ser misturado com água e outros ingredientes para fazer leite materno em pó.

O colostro é o primeiro leite produzido pela mãe. É muito rico em proteínas e anticorpos, que são importantes para o recém-nascido. Ele também contém muitas outras substâncias que ajudam a proteger o bebê de infecções e doenças.

O processo de fabricação do leite materno em pó começa com o congelamento do leite materno maduro, depois a secagem em uma câmara de vácuo onde é transformado em pó.

Produto ganhou prêmio

O leite materno em pó é um novo produto premiado na 19ª edição do Prêmio Péter Murányi por sua inovação. A empresa está sediada na França e seu produto agora também está disponível no mercado húngaro. É uma ótima alternativa à amamentação para mães que não conseguem produzir leite suficiente.

O produto foi desenvolvido com o objetivo de tornar mais fácil para as mães conciliar amamentação e trabalho. Dessa forma, as mães podem manter sua produção de leite enquanto estão longe de seus filhos.