Site Overlay

Tempestade solar: o que é e como ocorre

Uma tempestade solar é um evento causado pelo aumento da atividade magnética do Sol que interrompe satélites e sistemas de comunicação na atmosfera da Terra. Tempestades solares podem causar auroras, tempestades geomagnéticas e radiação. Esses eventos também são conhecidos como erupções solares.

Tempestade solar. Imagem de NASA/SDO

Tempestade solar é o termo usado para descrever uma grande liberação de energia que ocorre quando o Sol irrompe em uma ejeção de massa coronal (CME), que é um evento que ocorre a partir do aumento da atividade magnética do Sol. Esses eventos podem ser medidos em termos de seu nível de tempestade geomagnética e podem causar problemas na Terra.

Um evento semelhante a este foi registrado em 1859, quando algumas pessoas na Terra sentiram que estavam passando por um terremoto.

Uma tempestade geomagnética pode vir de uma explosão no sol chamada de ejeção de massa coronal (CME). Essas explosões enviam enormes nuvens de partículas para o espaço que interagem com o campo magnético da Terra. A interação faz com que a corrente no campo aumente e cria intensas correntes elétricas. Essas correntes, por sua vez, criam magnetismo, que arranca elétrons dos átomos e libera mais energia no espaço enquanto aquece os átomos, fazendo com que eles irradiem radiação infravermelha (calor).

A atmosfera da Terra é continuamente bombardeada com partículas solares que são liberadas na atmosfera pelo sol. Eles liberam uma ampla gama de ondas de rádio e radiação eletromagnética, que causam tempestades no espaço. Essas tempestades podem ser muito destrutivas para a Terra porque podem resultar em explosões e derrubar satélites.

Efeitos provocados pela tempestade solar

A tempestade solar é um fenômeno que ocorre no espaço quando dois campos magnéticos de polaridade oposta colidem e causam uma liberação de energia na forma de radiação eletromagnética.

Os efeitos causados pela tempestade solar podem ser divididos em duas categorias: físicos e psicológicos. Os efeitos físicos são aqueles causados pela radiação eletromagnética, como falta de energia, problemas de saúde de longo prazo e outras formas de danos à infraestrutura. Os efeitos psicológicos são aqueles que decorrem do medo de ficar sem energia por um longo período de tempo ou de perder a sensação de segurança.

Os efeitos físicos mais comuns são quedas de energia, que podem durar várias semanas e levar a quedas de energia, apagões ou até mesmo desligamentos completos do sistema. Os efeitos psicológicos mais comuns incluem ansiedade e depressão, que podem ser desencadeadas por uma série de

A energia que acompanha essas partículas pode causar tempestade por conta própria ou após uma chuva de meteoros ou até mesmo uma explosão nuclear, dependendo do que chamamos. Com tempestades tão poderosas, os astronautas devem tomar medidas drásticas para se manterem seguros.

Definição de tempestade solar: Uma tempestade solar é uma perturbação atmosférica intensa resultante da liberação repentina de energia por erupções solares e ejeções de massa coronal que interrompem redes elétricas terrestres, comunicações por satélite e serviços de GPS, bem como outros sistemas tecnologicamente dependentes.

Perigos da radiação

As tempestades solares são fortes explosões de radiação como resultado da atividade solar. Eles ocorrem quando o sol libera partículas de alta energia, que então atingem a atmosfera da Terra e causam distúrbios no campo magnético.

Tempestades solares podem criar uma variedade de efeitos diferentes, incluindo ondas eletromagnéticas que podem causar danos de radiação a dispositivos eletrônicos, como telefones celulares e relógios. A radiação pode não ser a única preocupação com tempestades solares. Partículas carregadas liberadas por tempestades solares também podem causar danos significativos aos seres humanos, causando até a morte se entrarem em contato com eles.

Tempestade solar é um termo pernicioso que muitas vezes é mal interpretado devido à sua definição vaga que muitas pessoas usam de forma intercambiável com “explosão solar” ou “evento de radiação solar”, dependendo de sua área específica de especialização.

Importância do monitoramento

Existem inúmeros dispositivos para medir variações no campo geomagnético. Isso ocorre porque o monitoramento e as transmissões de tempestades solares na Terra são cruciais para a segurança de humanos e outras formas de vida.

Existem cerca de 45 dispositivos diferentes que podem ser usados para medir as variações do campo geomagnético, também conhecido como perturbação magnética. O dispositivo mais comum é um magnetômetro fluxgate que usa um fio longo de 3/4 de polegada para medir as variações no campo magnético ao longo do tempo e do espaço.

Embora uma grande tempestade solar possa causar danos, as concessionárias estão cada vez mais tomando medidas para evitá-los. Atualmente, as concessionárias estão investindo em sistemas de alerta antecipado e até em tecnologias baseadas em GPS que rastreiam linhas elétricas.

As tempestades solares geralmente ocorrem quando o sol libera diferentes tipos de plasma em sua atmosfera. Essas partículas de plasma viajam em direção à Terra, causando distúrbios para a tecnologia no solo e viajando pelas redes elétricas.

Foi o que aconteceu durante a tempestade solar em 1859, chamada “O Evento Carrington”. O Evento Carrington foi uma grande explosão solar que fez com que os sistemas de telégrafo elétrico na América do Norte e na Europa acendessem e queimassem. Também fez com que exibições de auroras suficientes fossem vistas até o sul de Cuba. Era tão forte que apagou as luzes dos escritórios do telégrafo por 3 dias, sobrecarregando as linhas do telégrafo com eletricidade.

Os sensores sondam continuamente porções do espectro de energia solar para monitorar seus níveis e indicações de eventos. Com essa tecnologia, é possível aumentar áreas no espaço que não podem ser monitoradas por métodos terrestres porque são muito caros ou muito perigosos.