Site Overlay

Nanotecnologia: o que é, suas aplicações e riscos

A nanotecnologia é uma tecnologia de materiais em escala molecular ou atômica.

Nanotecnologia: o que é, suas aplicações e riscos
Imagem de L N em Unsplash

Nos últimos anos, houve um aumento notável no interesse pela nanotecnologia, à medida que os especialistas tentam entender seus usos potenciais.

A nanotecnologia é o campo da ciência que lida com o projeto, engenharia e fabricação de materiais, dispositivos e estruturas no nível de átomos e moléculas individuais. É bem conhecido por sua contribuição em muitos campos, principalmente na ciência de materiais, engenharia de materiais e engenharia química.

Atualmente, a nanotecnologia é usada em diversos setores, como manufatura, medicina, setor de processamento de alimentos para criar novas funcionalidades ou produtos. No entanto, também apresenta alguns sérios perigos para a saúde humana e para o meio ambiente, se não for gerenciado adequadamente.

A nanotecnologia foi capaz de preencher a lacuna entre o conhecimento e a aplicação das ciências da engenharia; é um novo campo promissor que pode fazer muito para aliviar os problemas de saúde no futuro.

No entanto, não se pode esquecer que a cada nova invenção sempre há riscos potenciais que podem surgir dela. Portanto, devemos considerar essas ameaças potenciais antes de desenvolver a nanotecnologia ainda mais.

Manipular átomos e moléculas

A nanotecnologia é um ramo da ciência, engenharia e tecnologia que consiste na manipulação de átomos e moléculas.

A aplicação mais conhecida da nanotecnologia é a criação de máquinas moleculares – máquinas compostas de átomos ou moléculas individuais. Os princípios de engenharia subjacentes a essas nanomáquinas permitem que elas interajam com o meio ambiente de uma maneira específica, como realizar um processo de conversão de energia ou realizar alguma tarefa para a qual foram programadas.

A nanotecnologia é um termo relativamente novo que não existe há muito tempo, mas ganhou força nos últimos anos. Geralmente se refere a projetos e estruturas em nanoescala, que é um bilionésimo do tamanho de um átomo. Como a nanotecnologia lida com partículas e estruturas muito pequenas, existem muitas aplicações potenciais, como materiais auto-regenerativos, painéis solares de próxima geração, filtragem de água, dispositivos médicos, etc.

O caso de uso potencial mais empolgante para a nanotecnologia seria que ela pode tornar os materiais transparentes sem qualquer impedimento na função. Desta forma, os nanomateriais podem ser usados para construir janelas ou janelas dentro de edifícios.

Nanociência e a Nanotecnologia

A nanociência e a nanotecnologia são muitas vezes vistas como uma no mesmo campo, mas existem diferenças significativas entre elas que podem ser explicadas usando as palavras constituintes do termo. A nanociência lida com a ciência em nível atômico ou molecular e abrange áreas como química, física, biologia, engenharia e ciência dos materiais; enquanto a nanotecnologia lida com a tecnologia neste nível atômico ou molecular com disciplinas como engenharia mecânica ou ciência da computação. Este exemplo mostra como os dois termos podem diferir muito em escopo em termos de assunto, embora ainda tenham alguma sobreposição em termos de sua ideia subjacente.

O termo nano foi cunhado pelo professor Norio Taniguchi em 1997. Ele era engenheiro de materiais da Universidade de Tóquio e a primeira pessoa a usar esse termo para descrever o que hoje chamamos de nanotecnologia.

Nano é o estudo da escala. É um entendimento de que existem diferentes tamanhos na natureza, e esses tamanhos têm implicações na forma como projetamos as coisas.

O termo nano causou uma evolução massiva na fabricação desde que foi cunhado há 10 anos, já que as empresas agora estão aproveitando a nanotecnologia em vez de apenas usá-la como uma palavra da moda ou tendência tecnológica, como fizeram com a biotecnologia e a realidade virtual.

Áreas de pesquisa e benefícios da nanotecnologia

O tamanho das coisas muda com o uso da nanociência e da nanotecnologia. Isso inclui tudo, de bactérias a bactérias, moléculas a moléculas, células a células e átomos a átomos.

A nanociência e a nanotecnologia permitem um novo modo de vida de muitas maneiras. Ele permite viver em uma escala nunca antes vista. A nanociência torna mais fácil para os cientistas cultivar células em pratos de cultura e até mesmo fazer tecidos clonados a partir deles.

A nanotecnologia está utilizando a ciência e a engenharia de manipulação de superfícies em escala nanométrica. O mercado de nanomateriais também está crescendo à medida que mais pessoas estão investindo em nanotecnologia.

A nanotecnologia tem potencial para se tornar a próxima revolução industrial, evoluindo para uma nova geração de produtos menores e mais inteligentes do que materiais com capacidades semelhantes.

Potencial para a saúde e a sustentabilidade

As aplicações da nanotecnologia tornaram-na uma área de pesquisa muito procurada. Ele pode transformar muitas coisas, da medicina à eletrônica e muito mais. Existem muitas novas invenções sendo desenvolvidas em torno da nanotecnologia, e isso significa que muitas coisas legais virão no futuro também!

A nanotecnologia é uma tecnologia emergente que promete revolucionar o nosso dia-a-dia de todas as formas possíveis. O interesse de pesquisa para este campo é uma indicação para muitos avanços em saúde, tecnologia digital e engenharia, entre outros. Na área da saúde, isso nos dará soluções eficazes que nos ajudarão a controlar doenças mortais.

No futuro, muitos produtos e processos de fabricação serão feitos com nanotecnologia – uma tecnologia que permite que os materiais sejam medidos em bilionésimos de metro. Essa nova tecnologia criou um processo de design totalmente novo para a forma como fabricamos produtos.

Espera-se que a nanotecnologia ultrapasse os limites do design de produtos, permitindo processos de fabricação mais inteligentes, eficientes e ecologicamente corretos. A nanotecnologia também pode revolucionar as tecnologias de saúde, como dispositivos médicos e dispositivos vestíveis.