Site Overlay

Projeto busca formas de conter a elevação do nível do mar.

A elevação do nível do mar é um grande problema enfrentado por muitas cidades costeiras. Uma das questões mais importantes que devem ser abordadas é como contê-los.

Projeto estudantil busca formas de conter a elevação do nível do mar.
Imagem de Joseph Barrientos no Unsplash

Com o aumento do nível do mar, o mundo está à beira do desastre. É hora de começarmos a procurar soluções para este problema antes que seja tarde demais.

Esta iniciativa procura encontrar uma solução para o problema da subida do nível do mar. O projeto é liderado por um grupo de estudantes holandeses e universitários brasileiros que estão trabalhando juntos para encontrar uma solução sustentável para esse problema global.

A elevação do nível do mar é um problema que existe há muito tempo. A comunidade internacional tentou controlar ou retardar o processo, mas não está claro se esses esforços são eficazes. O governo holandês e a Startup Delta querem encontrar maneiras de conter o aumento do nível do mar empregando estudantes universitários do Rio de Janeiro, Brasil.

Este projeto será uma colaboração com universidades do Rio de Janeiro e especialistas holandeses em gestão de água, mudanças climáticas e ordenamento do território.

A Iniciativa une universitários holandeses e brasileiros.

Projeto estudantil busca formas de conter a elevação do nível do mar.
Foto: Dave/Flickr Creative Commons/CC BY 2.0.

Um grupo de estudantes da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdã, na Holanda, se uniram para investigar como a elevação do nível do mar afetará suas respectivas cidades.

O projeto é um esforço conjunto entre duas universidades e visa explorar como será o futuro para ambas as cidades se as calotas polares derreterem.

Neste projeto, usamos o nível atual de elevação do mar e os níveis futuros previstos de acordo com os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e os combinamos com pesquisas qualitativas. O objetivo é determinar o impacto econômico da elevação do nível do mar nas economias costeiras, particularmente para o turismo e a pesca.

Objetivo do projeto

O objetivo deste projeto é fazer projeções futuras para o aumento do nível do mar global com base no modelo desenvolvido pela Climate Central.

Usando um modelo computacional, podemos obter uma estimativa de quanto gelo as geleiras do mundo liberarão no futuro e projetar quanto esses níveis de água adicionados afetarão diferentes cidades costeiras.

Este projeto é muito valioso tanto para pesquisadores climáticos quanto para planejadores urbanos que desejam saber o que pode acontecer se ocorrerem mudanças climáticas sérias em um futuro próximo.

Projeto estudantil da UVA

O projeto estudantil da UVA não é apenas sobre mudanças climáticas, mas também sobre direitos humanos.

A UVA foi a única universidade brasileira a participar do Protecting Delta Cities: International Student Challenge, uma competição com 363 inscrições de mais de 30 países.

O projeto vencedor da UVA oferece uma nova maneira para as cidades costeiras lidarem com o impacto físico, social e econômico do aumento do nível do mar. Além disso, inclui considerações sobre direitos humanos e desigualdade de gênero para garantir que não sejam esquecidos na discussão.

As soluções formuladas pelos grupos foram apresentadas em seminário realizado em novembro de 2021.

Todas as soluções começaram com uma forte informação básica sobre as causas e efeitos da elevação do nível do mar.

As soluções vão desde a criação de uma ilha artificial até transformar as Maldivas em um parque aquático que seria inundado à medida que o nível do mar aumentasse.

A principal diferença nessas ideias era como elas resolveriam esse grande problema de forma diferente, seja movendo pessoas ou adaptando.

Viabilização

A ideia é continuar a colaboração, ver como viabilizar a proposta e ajustar algumas limitações que possam aparecer.

O conceito de aumento do nível do mar é bastante ameaçador, mas com a adição de um rápido aumento nas temperaturas globais e as ondas de tempestade correspondentes, esse fenômeno se torna ainda mais perigoso.

É provável que o projeto se baseie em uma previsão da elevação do nível do mar e suas consequências na construção.

O projeto dos alunos pode ser baseado em uma previsão da elevação do nível do mar e suas consequências na construção. Existem várias implicações, seguindo esta previsão, que podem ser abordadas através deste projeto.

Energia

Este projeto é uma colaboração de engenharia realizada por estudantes da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) na Suíça. Seu objetivo é estudar os efeitos potenciais da elevação do nível do mar nas populações costeiras e ajudar a traçar estratégias de adaptação.

O projeto dos alunos também prevê a instalação de painéis solares na barragem capazes de gerar mais de 80 megawatts/hora de energia, bem como uma usina de dessalinização de água capaz de fornecer 2 metros cúbicos de água doce por segundo. Isso permitiria que os cingapurianos continuassem morando em Cingapura, mesmo que fossem forçados a sair devido ao aumento do nível do mar.

O projeto feito pelos alunos pode ser vista no YouTube.