Site Overlay

Células-tronco: o que são e principais aplicações

Aqui estão algumas informações importantes sobre células-tronco e seu impacto na medicina regenerativa.

Células-tronco: o que são e principais aplicações
Células-tronco. Imagem de Drew Hays em Unsplash

As células-tronco são células que têm o potencial de se desenvolver em muitos tipos diferentes de células no corpo. Eles servem como um sistema de reparo para o corpo e são encontrados em embriões. Existem dois tipos principais de células-tronco: células-tronco embrionárias e células-tronco adultas.

A pesquisa com células-tronco é um dos campos mais importantes da ciência hoje. É importante porque pode ajudar a curar doenças como leucemia, diabetes, doença de Parkinson, doença de Alzheimer e muito mais.

O futuro da pesquisa com células-tronco será emocionante de assistir, à medida que os cientistas continuam a encontrar novas maneiras de usar essas células incríveis.

Existem dois tipos principais de células-tronco: embrionárias e adultas. As células-tronco embrionárias vêm de embriões, que são formados quando um óvulo é fertilizado por um espermatozóide. As células-tronco adultas podem ser encontradas em vários órgãos e tecidos do corpo, como sangue, medula óssea e tecido da pele.

As células-tronco embrionárias também podem ser usadas para criar novos órgãos ou tecidos para pessoas que precisam de transplantes ou reparo de tecidos após a ocorrência de uma lesão.

Tipos de células-tronco

Células-tronco: o que são e principais aplicações
Vector Illustration / Set of biology icons / Image ID : 1807687

Totipotentes

As células-tronco totipotentes têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo humano. Eles são capazes de serem transformados em espermatozóides, óvulos ou qualquer outro tipo de célula em nossos corpos. Descobriu-se que essas células são muito úteis para muitas condições que requerem um tipo de célula específico, como leucemia, câncer de sangue e HIV/AIDS.

As células-tronco totipotentes são um novo e excitante desenvolvimento na ciência que pode revolucionar a medicina em breve.

Pluripotentes

As células-tronco pluripotentes não são capazes de dar origem a um ser vivo completo. Eles também são incapazes de dividir ou criar novos órgãos.

Células-tronco pluripotentes têm sido usadas em pesquisas médicas, pois podem ser usadas para estudar o desenvolvimento de embriões humanos e a causa de doenças, como diabetes e doença de Parkinson.

Eles também estão sendo usados na medicina regenerativa, que é um campo que se concentra no uso de células-tronco pluripotentes para fins médicos.

Induzidas

As células-tronco induzidas (iPSCs) são produzidas por humanos, principalmente a partir de células da pele. As células recebem vírus que injetam genes capazes de transformar células da pele em qualquer tipo de célula do corpo.

O uso mais comum de células-tronco induzidas (iPS) é na medicina regenerativa. Eles podem ser usados para gerar mais iPSCs e também podem ser usados para produzir muitos tipos de tecidos e órgãos para transplante.

Multipotentes

Multipotentes são células que podem se dividir e se renovar, o que significa que são as principais células do nosso corpo. Eles são encontrados em praticamente todos os tecidos do corpo, como pele, sangue, músculos e ossos.

Os multipotentes são os principais responsáveis pela renovação celular e podem ser encontrados em praticamente todos os tecidos do corpo. Eles também têm um papel no desenvolvimento de novos tipos de tecidos durante o desenvolvimento embrionário e desempenham um papel na cicatrização de feridas.

Unipotentes

As unipotentes são o mais recente tipo de célula-tronco que só é capaz de formar células a partir do tecido ao qual pertencem. Eles foram considerados úteis para a regeneração de órgãos em um ambiente de laboratório e também estão sendo pesquisados por seu uso potencial no tratamento de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Por que há tanto interesse em células-tronco?

Células-tronco: o que são e principais aplicações

Há muito interesse em células-tronco porque são as matérias-primas do corpo. Eles são usados para regeneração de tecidos, o que ajuda a manter e reparar o corpo.

As células-tronco existem há muito tempo, mas seu uso era limitado até recentemente.

As células-tronco são muito importantes no campo da medicina regenerativa. Eles podem ser usados para tratar várias doenças e lesões, como doenças cardíacas, câncer e danos cerebrais.

Os médicos esperam que a pesquisa com células-tronco possa ajudá-los a entender melhor as diferentes doenças. Os pesquisadores esperam também que a pesquisa com células-tronco possa ajudá-los a entender como as complicações surgem e levam a diferentes doenças.

Por que existe uma controvérsia sobre o uso de células-tronco embrionárias?

A controvérsia sobre o uso de células-tronco embrionárias é porque elas são derivadas de embriões humanos e, portanto, segundo alguns, são antiéticas.

As células-tronco embrionárias são células que podem ser retiradas de um embrião nos primeiros dias de seu desenvolvimento. Há um debate sobre seu uso porque eles têm o potencial de curar doenças.

Alguns países, como os Estados Unidos, proibiram a pesquisa com células-tronco embrionárias, mas outros países como China e Japão ainda a utilizam.

O que é medicina regenerativa e como ela funciona?

A medicina regenerativa usa células-tronco e tratamentos regenerativos para reparar o corpo. As células-tronco são células que podem se dividir e depois se diferenciar em células especializadas, como as encontradas em ossos, músculos ou nervos. Os tratamentos regenerativos procuram reparar ou substituir tecidos ou órgãos danificados por suas próprias células-tronco.

O processo começa com uma lesão ou doença, e então o corpo começa a produzir células que podem reparar o dano. Esse processo é chamado de regeneração. A medicina regenerativa pode ser usada para tratar lesões em órgãos vitais, como pulmões, coração e fígado; bem como doenças como diabetes ou câncer.

A medicina regenerativa existe há centenas de anos, mas só recentemente se tornou possível para os cientistas entenderem completamente como ela funciona em nível celular. À medida que a medicina regenerativa se torna mais popular, mais pessoas estão se voltando para tratamentos regenerativos para seus problemas de saúde, porque mostraram resultados promissores no tratamento de vários casos.