Site Overlay

Flutuador retira 50 mil quilos de plástico dos rios

Batizado de Interceptor, um dispositivo flutuante projetado especificamente para remover o plástico dos rios antes que ele chegue ao mar. É mais recente que o método tradicional de usar redes e ganchos para extrair plástico, o que às vezes pode causar danos ao ecossistema.

Flutuador retira 50.000 kg de plástico dos rios
THE OCEAN CLEANUP

O Interceptor foi projetado especificamente para rios e pode ser usado em qualquer rio com uma certa profundidade. É composto por duas partes – uma estrutura flutuante e um braço com uma cesta que pode ser operada a partir da costa.

O Interceptor é um dispositivo flutuante exclusivo que ajuda a extrair o plástico dos rios antes de chegar ao mar. Foi criado pela Float, uma empresa com sede em Londres, Inglaterra. O Interceptor usa sucção para puxar o plástico para fora da água e depois usá-lo para produzir outros tipos de materiais, como borracha ou fibra de vidro.

A The Ocean Cleanup criadora do Flutuador é uma organização sem fins lucrativos que está tentando remover o plástico dos oceanos do mundo. Eles têm usado barreiras flutuantes chamadas “arrastos” para capturar sacolas plásticas e outros tipos de lixo.

A mais nova aposta da The Ocean Cleanup é usar essas barreiras flutuantes para evitar que o plástico chegue ao mar. Eles estão atualmente testando essa nova abordagem no Oceano Pacífico.

O Flutuador evita que 50.000 kg de plástico cheguem ao oceano todos os anos, o que equivale a cerca de um milhão de sacolas de compras descartáveis ou cerca de duzentas mil garrafas de água por ano.

Flutuador que limpa rios é movido a energia solar

Flutuador retira 50.000 kg de plástico dos rios
THE OCEAN CLEANUP

O Flutuador é uma embarcação que é alimentada por energia solar e pode operar de forma autônoma. Ele foi projetado para limpar a água poluída, removendo o excesso de matéria orgânica e lodo dos rios, a fim de melhorar a qualidade da água.

A Ocean Cleanup está tentando aumentar a conscientização sobre o problema da poluição marinha por plástico e como isso pode ser resolvido. Eles esperam que este projeto leve à implantação de dispositivos em larga escala.

O Interceptor utiliza barreiras flutuantes que capturam os resíduos e os levam para um armazém. As barreiras flutuantes são feitas de plástico polipropileno, que flutua na água para não prejudicar a vida aquática ou os animais marinhos. Eles também podem ser ancorados no local com âncoras sem peso, que são presas ao fundo do mar por cabos.

O Interceptor pode ser rebocado por um pequeno barco ou navio e se move a cerca de 3 nós (3 milhas por hora). É alimentado por energia solar, por isso não precisa de combustível para se mover. O processo de limpeza leva cerca de 5 horas para cada milha de costa coberta, mas esse tempo é reduzido à medida que mais barreiras são implantadas.

A Ocean Cleanup já tem três interceptores coletando resíduos plásticos de rios na Malásia, Indonésia e Filipinas. Ele planeja ter um quarto interceptor no Oceano Pacífico até 2020.