Site Overlay

Alerta: Tempestade Solar Pode Causar ‘Apagão’ em 2024

Tempestade Solar em 2024 Pode Desencadear ‘Apagão da Internet’: Pesquisador Adverte

Tempestade solar

Uma potencial tempestade solar está levantando preocupações sobre a possibilidade de um “apagão” global na internet em 2024. O alerta foi emitido por Peter Becker, pesquisador da Universidade George Mason, localizada em Virgínia, Estados Unidos, reconhecido por seu sistema de detecção de atividade solar.

Crescente Atividade Solar e o Impacto na Internet

Becker destacou que a internet atingiu a maioridade durante um período de relativa calmaria solar e agora está adentrando uma fase mais ativa. Segundo o Inside Paper, o pesquisador ressalta nossa crescente dependência da internet, alertando para os potenciais problemas que um apagão poderia acarretar.

O cientista expressa sua preocupação com a possibilidade de uma ejeção de massa coronal (CME), que consiste em grandes erupções de gás ionizado em alta temperatura, atingir a Terra e distorcer o campo magnético do planeta.

Previsões Atualizadas e Projeto de Alerta

Inicialmente, a previsão indicava um aumento na atividade solar em julho de 2025. No entanto, Becker revisou suas descobertas, apontando para uma tempestade mais intensa já no próximo ano.

Para enfrentar essa ameaça iminente, o pesquisador está colaborando em um projeto em conjunto com o Laboratório de Pesquisa Naval e a Universidade George Mason. O objetivo é desenvolver um mecanismo de alerta eficiente.

“Se tivermos um aviso, cada minuto conta, pois é possível colocar os satélites em modo de segurança”, afirma Becker em entrevista ao Fox Weather. Ele destaca a importância de agir rapidamente para mitigar os potenciais problemas que a tempestade solar poderia causar.

Impactos Potenciais em Infraestruturas Cruciais

Caso a ejeção de massa coronal do Sol se dirija à Terra, sistemas críticos como a rede elétrica, cabos de fibra ótica, e o sistema de navegação GPS e satélites de comunicação podem ser impactados pelo fenômeno.

É crucial notar que, em caso de mira na Terra, sensores locais terão um período de 18 a 24 horas para detectar as partículas antes que interfiram no campo magnético.

Recorrência de Tempestades Solares e Experiências Anteriores

Ejeções de campo coronal são eventos relativamente comuns no Sol. Uma das ocorrências mais recentes foi registrada em fevereiro deste ano, quando uma sonda da NASA identificou mais de 28 CMEs.

Embora essa erupção solar tenha se dirigido à Terra, não causou danos aos sistemas de comunicação. No entanto, as auroras boreais se intensificaram, tornando-se mais coloridas e visíveis em locais como Idaho e Nova York, nos Estados Unidos.