Site Overlay

Asteroides podem conter elementos nunca vistos

A hipótese estudada

Ao investigar propriedades teóricas de elementos com números atômicos maiores do que os atualmente listados, a equipe concluiu que elementos superpesados com números atômicos em torno de 164 poderiam explicar as densidades observadas no asteroide 33 Polyhymnia.

Implicações da descoberta

Essa descoberta traz implicações promissoras para a exploração espacial e mineração de asteroides, uma vez que alguns desses corpos celestes podem abrigar elementos inéditos até então considerados inalcançáveis. A possibilidade de obter amostras desses elementos superpesados no nosso “quintal cósmico” representa um avanço científico importante.

O que foi descoberto

Cientistas da Universidade do Arizona realizaram uma descoberta extraordinária ao analisar a densidade e composição de determinados asteroides. Uma pesquisa divulgada no European Physical Journal Plus identificou asteroides com densidades tão altas que sugerem a existência de elementos ainda não registrados na tabela periódica.

Os asteroides em questão

Denominados Objetos Compactos Ultradenso (CUDOs), esses asteroides desafiam a compreensão convencional sobre a composição dos corpos menores do Sistema Solar. O asteroide 33 Polyhymnia se destacou por apresentar uma densidade de massa excepcional, classificando-o como um CUDO de composição desconhecida.

Próximos passos

Mais pesquisas são necessárias para confirmar essas conclusões iniciais e desvendar os mistérios da composição desses asteroides densos. Novas descobertas podem expandir nosso conhecimento sobre a formação e evolução do Sistema Solar.