Site Overlay

Como funciona um ar-condicionado solar, confira!

O ar-condicionado solar é uma alternativa sustentável ao ar condicionado tradicional. Tem menor custo para o bolso e para o meio ambiente.

Ar-condicionado. Imagem de ElasticComputeFarm em Pixabay

Os condicionadores de ar solares estão se tornando populares em muitas casas, escritórios e edifícios em todo o mundo porque não são apenas mais ecológicos, mas também fornecem uma temperatura confortável durante todo o ano.

O ar-condicionado solar é um sistema de refrigeração ambiental que utiliza a energia solar como fonte de energia. É uma alternativa aos sistemas tradicionais de climatização e pode ser usado em edifícios residenciais e comerciais.

Os condicionadores de ar solares são frequentemente usados em edifícios comerciais para resfriar todo o edifício, mas também estão se tornando populares entre os usuários residenciais por sua natureza ecológica. Eles não usam nenhum refrigerante e não contribuem para o aquecimento global ou a destruição da camada de ozônio.

Consumo de ar-condicionado

O ar-condicionado solar não é tão caro quanto você pensa. Na verdade, é muito mais barato que os ar condicionados tradicionais. A melhor parte é que pode ser instalado sem custos adicionais, como instalação ou contas de eletricidade.

De acordo com um estudo, a energia utilizada para o sistema de ar condicionado nos Estados Unidos corresponde a 12% do consumo total de energia do país.

Este é um enorme desperdício de recursos e levará a mais danos ambientais. É por isso que algumas pessoas estão tentando encontrar alternativas, como condicionadores de ar solares.

No Brasil, o uso de sistemas de refrigeração residencial tem aumentado ao longo das décadas. Pesquisas indicam que entre 2005 e 2010, o uso de condicionadores de ar solares aumentou mais de 10%.

Com os sistemas de refrigeração residencial em alta no Brasil, os condicionadores de ar solares estão se tornando uma escolha cada vez mais popular para refrigeração. Eles também são usados para aquecimento. Os condicionadores de ar solares funcionam absorvendo a luz solar e convertendo-a em calor ou ar frio.

O ar-condicionado solar é uma escolha popular no Brasil porque pode ser instalado sem qualquer conexão elétrica e proporciona uma economia significativa na conta de energia elétrica em comparação com os sistemas convencionais.

Como funciona o sistema de um ar-condicionado solar

O ar-condicionado solar é alimentado por painéis solares, que absorvem a energia emitida pelo sol e a convertem em energia. Os painéis solares são montados em um telhado ou parede e possuem um ventilador que sopra ar frio na sala.

O primeiro passo para usar a energia solar para aquecer sua casa é instalar células fotovoltaicas (PV) em seu telhado, que podem gerar eletricidade suficiente para operar um ar condicionado durante o horário de pico, quando as taxas de eletricidade são altas.

Os sistemas de ar-condicionado solar estão se tornando uma escolha popular para os proprietários, especialmente nos meses mais quentes do ano. Eles são capazes de fornecer refrigeração sem usar eletricidade, o que é bom para o meio ambiente e para o seu bolso.

À medida que mais pessoas estão cientes de como esses sistemas funcionam e quanto dinheiro eles podem economizar, os condicionadores de ar solares se tornaram mais populares do que nunca.

Esta introdução dará ao leitor uma visão geral do ar-condicionado solar.

Economia de energia

Os condicionadores de ar solares já existem há algum tempo e estão se tornando mais populares à medida que se tornam mais acessíveis. Os condicionadores de ar solares também são conhecidos por serem muito eficientes em termos energéticos, economizando dinheiro em suas contas de energia.

O objetivo é aumentar a pressão da solução, que consiste em uma substância em meio aquoso. Outro modelo é o ciclo de compra. Esta introdução dará ao leitor uma visão geral desse processo e como ele pode ajudá-lo a economizar dinheiro em suas contas de serviços públicos instalando painéis solares em seu telhado ou prédio.

Gerador

O gerador recebe energia solar, que aquece o fluido refrigerante e a substância absorvente, resultando na evaporação do fluxo. A temperatura de entrada do líquido é mantida em um nível constante para garantir que o gerador funcione com eficiência ideal.

Um gerador usa um movimento alternativo para criar eletricidade convertendo energia mecânica em energia elétrica. Ele usa um campo magnético rotativo, chamado de armadura, para girar um eletroímã dentro dele e fazer com que a corrente flua através dele. A armadura é conectada a bobinas de fio que são enroladas em torno dela e, em seguida, conectadas a um comutador em uma extremidade, de modo que, quando gira, cada bobina se conecta a outra bobina na extremidade oposta da máquina.

Condensador

O condensador é um dispositivo que converte energia térmica em trabalho mecânico. A energia térmica é retirada do refrigerante que está passando pelo condensador.

Quando o refrigerante passa pelo condensador, a água evapora e esse processo gera muita energia. Isso pode ser usado para alimentar qualquer máquina ou produzir eletricidade.

Evaporador

Os sistemas de ar-condicionado solar usam o calor do sol para evaporar a água e resfriar o ambiente. O vapor de água é então enviado através de uma serpentina do condensador, que usa o calor da atmosfera para esfriar e condensar novamente em água líquida.

A principal diferença entre um sistema de ar-condicionado solar e um tradicional é que em um sistema solar, as serpentinas do evaporador e do condensador são colocadas fora do edifício enquanto que em um sistema tradicional estão dentro dele. Isso significa que, em caso de falha de energia, ainda há algum resfriamento acontecendo enquanto houver luz solar disponível.

Absorvedor

Em um ar-condicionado solar, o absorvedor é a parte do sistema que absorve e armazena o calor. Isto é conseguido através da transferência de calor do exterior para o interior da unidade.

O absorvedor recebe vapor de água e solução inicial com baixa concentração de refrigerante. Possui duas entradas:

1) A entrada por onde entra e sai água com sistemas de alta pressão, que podem ser utilizados para fins de refrigeração ou aquecimento;

2) A entrada por onde a água entra e sai com sistemas de baixa pressão, que podem ser usados para fins de resfriamento ou aquecimento