Site Overlay

Energia intermitente – a solução para combustíveis fósseis.

A energia intermitente é a energia que é intermitente quando a geração de eletricidade ocorre apenas quando o recurso está disponível.

Energia intermitente - a solução para combustíveis fósseis.

O termo intermitente refere-se a algo que funciona em intervalos regulares, às vezes por um curto período de tempo, mas não continuamente. Exemplos de fontes intermitentes incluem solar, eólica, maré e onda. A energia solar e eólica são previsíveis em termos de prazo de produção, mas não são despacháveis, o que significa que não podem produzir eletricidade suficiente para atender às necessidades flutuantes das sociedades. No entanto, a energia intermitente ainda é importante para considerar as operações da rede.

Exemplos de energias intermitentes

As fontes renováveis intermitentes mais comuns incluem a energia eólica e a energia solar. Embora essas duas fontes possam contribuir para a geração de eletricidade, elas não são as únicas fontes. Como suas saídas flutuam em uma ampla faixa de horizontes de tempo, elas dificultam o planejamento de uma operação consistente da rede elétrica. Por esse motivo, a interconexão da rede está se tornando mais desafiadora. No entanto, as energias renováveis intermitentes são uma parte necessária do nosso mix de energia.

A energia eólica é uma fonte intermitente. Requer energia de reserva para que a energia eólica possa ser usada para compensar a energia intermitente. Durante os períodos de pico, a energia eólica não é suficiente. Como o vento é intermitente, é mais caro produzir. Como a capacidade de backup é necessária quando não está explodindo, ela pode ter um impacto negativo na lucratividade de outras fontes. Embora as energias renováveis sejam uma parte necessária da rede, elas também aumentam os preços para os produtores de eletricidade.

As usinas hidrelétricas e de biomassa são intermitentes. Os últimos são mais propensos a serem intermitentes, mas são as fontes mais eficientes de energia de carga de base. Além disso, eles também são as fontes de energia mais flexíveis. Alguns desses recursos são intermitentes. O custo de instalação e operação pode ser caro e reduzir o valor de sua fonte de alimentação. Felizmente, a maioria das redes pode acomodar 15% dessa energia. Se você tiver muita energia eólica, pode usá-la.

Solução aos combustíveis fósseis

Embora a energia solar e eólica sejam renováveis, elas ainda não são 100% confiáveis. Esta é uma grande desvantagem dessas fontes. Eles não podem alimentar nada por 16 horas por dia e, em dias nublados consecutivos, não podem ser usados como fonte primária de energia. E eles não podem fornecer 100% de suas necessidades. Como tal, a intermitência deve ser considerada em qualquer projeto de sistema elétrico. É por isso que o termo é importante no planejamento e design.

A palavra intermitente é um termo técnico para uma situação em que há energia intermitente ou não confiável. Este termo pode se referir a uma condição que impede uma fonte de energia de fornecer energia a uma rede. Se estiver piscando, significa que não funciona quando deveria. O termo intermitente significa algo que não está disponível por um determinado tempo.