Site Overlay

Invadiram o Perfil de Janja: Polícia Federal Investiga Caso

A conta da ilustre primeira-dama Janja na plataforma X (Twitter) foi alvo de uma incursão, desencadeando uma investigação por parte da Polícia Federal.

Rosângela Lula da Silva, conhecida carinhosamente como Janja, viu seu perfil na rede social X (Twitter) ser invadido durante a noite da última segunda-feira (11). O primeiro comunicado, desconexo e publicado fora de contexto, surgiu em sua conta precisamente às 21:37. Os responsáveis pelo ataque foram identificados como “Ecologyc”, “Ludwig” e “Smalkade”.

Desde então, uma sucessão de insultos e mensagens ofensivas têm proliferado no perfil de Janja, levando rapidamente o nome da primeira-dama a figurar nos tópicos mais discutidos da plataforma, acumulando mais de 30 mil postagens.

Invadiram o Perfil de Janja

Em declarações ao jornal O Globo, Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal (PF), afirmou que o órgão já está conduzindo uma investigação sobre o incidente. Em uma das mensagens, os invasores marcaram também o perfil da PF. A plataforma X foi notificada sobre o ocorrido, assim como o Planalto, que afirmou estar ciente da invasão e tomará as medidas apropriadas.

Em um áudio divulgado na rede social, o invasor afirma ter ciência de que “a Polícia Federal já está investigando isso aqui [a invasão]” e demonstra desinteresse, alegando que “não está nem aí”. Acrescenta ainda: “Eu sei que vai dar alguma coisa. Talvez não dê, talvez dê. Depende do sistema judiciário desse país, que é quebrado, por sinal”.

A Polícia Federal, por meio de nota, informou que a Diretoria de Crimes Cibernéticos “irá instaurar inquérito policial para aprofundar as investigações”. Neste momento em que estas palavras são redigidas, o perfil de Janja na plataforma X encontra-se bloqueado, com todas as publicações ocultas.

“A Polícia Federal informa que instaurou investigação preliminar para apurar a invasão ao perfil no X (ex-Twitter) da senhora Janja Lula da Silva, na noite desta segunda-feira (11/12)”, declara o órgão federal.