Site Overlay

Os resíduos de acerola são uma alternativa sustentável para conservação de alimentos

A substância que eles usam para preservar a fruta é chamada de resíduo de acerola. Esta substância pode ser encontrada na casca e nas sementes da fruta. Essas substâncias não são usadas apenas para conservar a fruta, mas também são usadas em cosméticos e produtos farmacêuticos.

Os resíduos de acerola são uma alternativa sustentável para conservação de alimentos
Acerola. Imagem de fmarciooliveira em Pixabay

A acerola é uma fruta muito conhecida pelo seu excelente sabor. No entanto, a fruta também é suscetível a doenças. O processo de maturação causa muitos problemas, como a perda de qualidade e vida útil.

Para evitar esse problema, é possível utilizar compostos ativos de resíduos de acerola para melhorar a qualidade e a vida útil do fruto.

Devido ao fato da acerola ser uma fruta muito popular no mundo, também é comum encontrar resíduos de acerola em produtos alimentícios. Este artigo explica por que isso acontece e o que você pode fazer a respeito.

Resíduos de acerola

A acerola é uma árvore que cresce no sul da Europa. Tem uma história muito longa e é uma das árvores frutíferas mais importantes do mundo. Suas folhas são usadas para diferentes propósitos, como fazer vinho, aromatizar alimentos ou fazer remédios. A acerola também é conhecida como a “árvore da imortalidade”.

Nos últimos anos, o uso da polpa de acerola como fonte de aditivos alimentares tem aumentado. A polpa é extraída do fruto desta planta e pode ser utilizada como ingrediente alimentar ou aditivo.

O processo de extração envolve tratamentos químicos e biológicos, que podem resultar em resíduos que podem ter efeitos adversos à saúde. Esses resíduos estão frequentemente presentes na polpa após a extração, o que pode ser perigoso para humanos e animais.

A extração da polpa de acerola é praticada desde a antiguidade. Na última década, tornou-se uma matéria-prima popular para a fabricação de revestimentos e outros produtos.

Compostos fenólicos

Os compostos fenólicos são usados como conservantes de alimentos em muitos produtos. Eles também são usados como inseticidas e herbicidas. O principal problema é que eles não se degradam no meio ambiente e, portanto, podem ser prejudiciais ao meio ambiente. É por isso que é importante preservar o composto fenólico usando compostos fenólicos que possuem processos de degradação estáveis.

O Brasil é o maior produtor mundial de acerola e o maior consumidor mundial de acerola. O resíduo de acerola, um subproduto do processamento, é uma importante fonte de alimento para animais e humanos.

O resíduo de acerola é um ingrediente importante para muitos alimentos como geleias, geleias, molhos etc. Também contém compostos antioxidantes como ácido cafeico e ácido clorogênico. Esses compostos podem proteger contra danos oxidativos e ajudar a combater doenças cardiovasculares.

A extração de compostos fenólicos de frutas é um processo complexo. A presença de resíduo de acerola (Acerola) no fruto pode causar diversos problemas como deterioração, deterioração do fruto, perda de sabor e qualidade, etc.

Conservação de alimentos

Os pesquisadores queriam descobrir o papel dos compostos fenólicos da acerola na preservação de alimentos.

O objetivo do experimento foi testar se uma fruta revestida com resíduo de acerola pode ser preservada.

O primeiro experimento foi realizado em agosto de 2015. O fruto foi descascado e cortado em pedaços manualmente. Em seguida, foi levado ao forno por uma hora. Depois disso, o forno foi desligado e os pedaços de frutas foram deixados esfriar por mais uma hora. No dia seguinte, todos foram fatiados e colocados em uma saladeira, onde foram cobertos com molho feito de azeite e suco de limão.

O segundo experimento ocorreu em novembro de 2015. O mesmo procedimento do experimento anterior, mas desta vez usando uma faca elétrica em vez de uma faca de mão para cortar os frutos. Em seguida, as fatias foram colocadas em uma assadeira sem qualquer cobertura ou tempero aplicado a elas.

O experimento mostrou que o produto não era tão bom quanto poderia ter sido.

A fruta estava tão madura que era fácil de descascar e comer. O resíduo de acerola deixado na superfície do fruto também foi muito difícil de remover. O resultado é muito desperdício, que não vale o esforço e o tempo dedicados a isso.

Os pesquisadores descobriram que a preservação da fruta é potente. Eles descobriram que a preservação do fruto é potente pelo monitoramento da cor, perda de massa e firmeza das goiabas.

A pesquisa de doutorado de Natalia se concentra no desenvolvimento de novos métodos de preservação de frutas, especialmente acerola, para protegê-las da decomposição. Esta pesquisa pode ajudar os consumidores a usar esses produtos em seu dia a dia.