Site Overlay

O que são microplásticos? De onde eles vêm?

Os microplásticos são um contaminante ambiental relativamente novo e emergente. Eles são definidos como pequenas partículas sólidas de materiais à base de polímeros (ou seja, plásticos) com menos de cinco milímetros de tamanho. Esses microplásticos vêm de muitas fontes, incluindo a quebra de itens plásticos maiores, o uso e descarte de produtos de higiene pessoal contendo microesferas e a abrasão de pneus nas estradas.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Newcastle descobriu que os humanos consomem uma média de 11.000 partículas de plástico por ano apenas de frutos do mar. O estudo também descobriu que as pessoas que comem regularmente frutos do mar podem estar ingerindo mais de 40.000 partículas de microplástico por ano.

O que são os microplásticos?

microplásticos
(Imagem: davidpereiras/Envato Elements)

Os microplásticos são um grande problema ambiental. Eles são tão pequenos que entram na cadeia alimentar e são impossíveis de limpar. Existem duas categorias de microplásticos: primários e secundários. Os microplásticos primários vêm de itens de plástico maiores que se quebram, enquanto os microplásticos secundários vêm de fontes como cosméticos, roupas e processos industriais.

Os microplásticos primários são partículas projetadas para uso comercial, como na produção de carros ou móveis. Os microplásticos secundários vêm de fontes como cosméticos, roupas e processos industriais. Eles podem ser encontrados em produtos como pasta de dente e detergente de lavar, bem como no meio ambiente, porque não são biodegradáveis facilmente.

Os microplásticos representam algum perigo?

Os perigos dos microplásticos para a vida marinha variam de danos físicos a danos internos. Partículas microscópicas podem causar danos físicos ao entupir o sistema digestivo ou interferir no comportamento alimentar. Eles também podem levar ao acúmulo tóxico em organismos e causar mutações ou infertilidade.

Microplásticos já foram detectados em inúmeras espécies de vida marinha, de plâncton a baleias. O problema não afeta a população humana, mas é claro que não estamos imunes aos efeitos dos microplásticos.

Existem muitas fontes de microplásticos, incluindo fibras sintéticas de roupas e outros tecidos, poeira de pneus de carros e pequenos pedaços que se desprendem de itens plásticos maiores. As microesferas encontradas em produtos de higiene pessoal, como creme dental e sabonete, também são uma fonte de microplásticos.

As partículas de polímero no oceano podem se ligar a outros produtos químicos nocivos antes de serem ingeridos por seres humanos.

Microplásticos nos oceanos

Os microplásticos são uma preocupação crescente para ambientalistas e cientistas. Eles foram encontrados em muitos lugares diferentes, do oceano ao Ártico até a água da torneira. Os cientistas ainda não têm certeza de quais tipos de microplásticos existem, mas começaram a realizar experimentos em laboratórios antes de saberem dessa informação.

Um dos aspectos mais importantes do estudo foi que ele conseguiu mostrar o que aconteceria se fibras ou fragmentos de plástico fossem lançados no oceano.

Os pesquisadores descobriram que há uma grande probabilidade de que isso aconteça e isso pode ter consequências devastadoras para a vida marinha.

A equipe descobriu que revestir os microplásticos com materiais que imitam biofilmes, como proteínas e carboidratos, pode reduzir a quantidade de bactérias que eles atraem em até 99%.

Isso significa que esses revestimentos podem ser usados para tornar as garrafas de água e embalagens de alimentos mais ecológicas.