Site Overlay

Robôs podem roubar seu emprego, 47% dos trabalhos serão automatizados

Os rápidos avanços na tecnologia levaram a uma mudança na forma como as pessoas trabalham. No futuro, os robôs serão capazes de fazer a maioria dos trabalhos que os humanos fazem.

Robôs podem roubar seu emprego em 25 anos.
ILEXX/ISTOCK

A estatística de 47% é baseada em um estudo da Universidade de Oxford. Ele prevê que 47% dos empregos serão automatizados até 2025.

Em 25 anos, os robôs podem roubar seu emprego e não há nada que você possa fazer a respeito!

A automação não é apenas uma ameaça aos empregos de colarinho azul. Eventualmente, também afetará os empregos de colarinho branco.

O processo de automação está mudando a maneira como trabalhamos e vivemos no futuro – de fábricas a escritórios, de hospitais a escolas e até de residências a carros.

Os robôs vêm assumindo um número cada vez maior de tarefas que antes eram feitas por seres humanos. Eles conseguiram substituir o trabalho humano em áreas como manufatura e transporte, o que aumentou os níveis de produtividade e eficiência em todos os setores.

O aprimoramento da tecnologia já começou a fazer os robôs começarem a roubar o trabalho das pessoas. Com o avanço da IA, robótica e aprendizado de máquina, é apenas uma questão de tempo até que os robôs se tornem eficientes o suficiente para assumir trabalhos humanos.

A automatização da nossa sociedade terá um impacto na economia e na força de trabalho. A taxa de desemprego será maior do que a que estamos vivenciando hoje, mesmo com uma economia melhorada.

Robôs podem roubar seu emprego em 25 anos: 47% dos empregos serão automatizados.

Quais profissões podem sumir?

Estima-se que 47% de todos os empregos serão substituídos por robôs nos próximos 25 anos. Essas ocupações incluem:

– Motoristas

– Arquitetura,

– Design,

– Finanças,

– Setor de construção

– Caixas

Isso se deve ao fato de que a automação está acontecendo mais rápido do que as pessoas podem se adaptar. O estudo também mostra que, embora algumas áreas estejam mais em risco do que outras, tudo depende da rapidez com que essas profissões podem mudar.

No passado, tivemos a revolução industrial que criou novos empregos que exigiam trabalho físico e mental. Agora, com os robôs, temos uma nova revolução que está criando novos empregos que exigem habilidade social e criativa.

O papel desses robôs é garantir que as pessoas possam se concentrar no que são melhores – criatividade e emoções.

Os robôs ainda não estão assumindo empregos. Eles ainda estão no processo de aprender a fazê-los e levará tempo para que possam substituir os humanos em algumas tarefas.

O estudo mostra que trabalhos que exigem habilidade social e criativa são menos afetados por robôs do que outros tipos de trabalho. A razão é porque os robôs não são tão bons nesse tipo de trabalho quanto os humanos, então eles ainda não podem substituir os humanos.

Há muito medo em torno da ideia de robôs roubando nossos empregos, mas não há necessidade de se preocupar. Os robôs têm um longo caminho a percorrer antes que possam roubar nosso emprego, então não devemos perder a esperança ainda.

Robôs que imitam seres humanos

Os robôs que imitam os humanos, como os robôs industriais, estão assumindo muitas de nossas tarefas. Eles podem fazer muitas coisas melhor do que as pessoas e não precisam de pausas ou fins de semana. Eles podem trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana e ainda ter um desempenho de alto nível. É por isso que há um aumento significativo na demanda por engenheiros de robótica que podem projetar essas máquinas e construí-las para um desempenho melhor do que os humanos.

Os robôs estão assumindo muitos empregos que antes eram considerados domínio apenas dos humanos. Os robôs agora estão realizando tarefas como dirigir carros, entregar pacotes e até mesmo fazer cirurgias – tudo sem qualquer assistência humana.

Estima-se que, até 2025, os robôs ocupem mais de um milhão de empregos. Este é um número enorme e pode ser assustador para as pessoas. No entanto, isso não significa que os humanos ficarão sem trabalho. Ainda há muitos trabalhos que os humanos podem fazer sem o uso de robôs.

Robôs podem roubar seu emprego; mas eles não podem substituir você.