Site Overlay

Peixe-zebra ajuda cientistas a entender como olhos humanos funcionam

Os cientistas estão aprendendo como os olhos humanos funcionam estudando o peixe-zebra.

TOPIMAGES/SHUTTERSTOCK

O peixe-zebra, que tem essa definição por causa de suas listras em seu corpo, é capaz de usar um único fotorreceptor para ver o mundo. Ele também pode detectar a cor vermelha com uma sensibilidade 10 vezes maior que a dos humanos.

Esta espécie pode ser utilizada como modelo experimental para o estudo da visão e percepção de cores em vertebrados. Além disso, também é um peixe de estimação popular em muitos países e pode ser mantido em tanques em casa.

Em contraste, os humanos têm três tipos de fotorreceptores em seus olhos: bastonetes, cones e um tipo de fotorreceptor chamado tetracromático. Os fotorreceptores tetracromáticos são os responsáveis pela nossa visão de cores, e é por isso que somos capazes de ver em todas as direções.

O peixe-zebra só pode ver em uma direção porque não possui os fotorreceptores tetracromáticos e, portanto, é incapaz de ver cores.

Zebrafish são capazes de ver no escuro com um único fotorreceptor. Esta descoberta, feita por pesquisadores da Universidade de Sussex, pode ajudar a revelar detalhes de como os olhos humanos funcionam.

Cientistas descobriram que o peixe-zebra

KAZAKOV MAKSIM/SHUTTERSTOCK

Os cientistas descobriram que o peixe-zebra pode ver no escuro porque eles têm uma retina que possui três tipos de células sensíveis à luz: fotorreceptores (as células que usamos para ver), células ganglionares da retina e células bipolares.

O peixe-zebra é capaz de detectar a luz com suas células de pigmento de olho único, que contém apenas um tipo de fotorreceptor. Os seres humanos têm três tipos de fotorreceptores para a visão de cores. Eles são receptores de vermelho, verde e azul que trabalham juntos para produzir todo o espectro de cores que vemos.

A capacidade única do peixe-zebra permite que ele veja em cores e detecte a luz com apenas uma célula de pigmento do olho.

Em um artigo publicado na revista Neuron, os cientistas apontam que a “visão de pixel único” permite que o peixe-zebra distinga entre objetos que são muito diferentes em forma, tamanho e brilho.

Estudo com peixe-zebra pode explicar como olhos humanos funcionam

KUZINA NATALI/SHUTERSTOCK

Em um estudo, os cientistas descobriram que os olhos dos peixes têm uma capacidade única de ver as cores da mesma maneira que os humanos. Isso pode ser porque a retina do peixe é estruturada de forma diferente da nossa.

Os cientistas estudam o olho do peixe-zebra há décadas e descobriram que ele tem algumas características semelhantes aos olhos humanos. Possui retina, córnea, íris, cristalino e pupila.

A zona aguda do peixe-zebra e nossa própria fóvea são responsáveis pela visão de alta resolução, mas têm funções diferentes. A zona aguda do peixe o ajuda a ver com pouca luz, enquanto nossa fóvea nos ajuda a ver com luz forte.

O peixe-zebra tem uma área pequena e densamente compactada no centro de sua retina chamada zona aguda. Isso é semelhante à nossa própria fóvea.

O estudo foi liderado pelo professor Mark Ellisman da Universidade da Pensilvânia e publicado na revista Nature Communications. A pesquisa mostrou que essa zona aguda é essencial para a visão, pois permite detectar pequenas mudanças na intensidade da luz que de outra forma seriam imperceptíveis.

Os cientistas ainda não têm certeza sobre como exatamente o olho do peixe-zebra funciona. No entanto, eles acreditam que pode ser capaz de fornecer informações sobre como os olhos humanos funcionam.

Embora este estudo não tenha sido feito em humanos, ele pode nos ajudar a entender como os humanos podem ver. Será interessante ver se essas descobertas também serão úteis em estudos futuros sobre o olho humano.