Site Overlay

WhatsApp será usado pela Defesa Civil para enviar alertas

O governo federal recorrerá à tecnologia para tentar proteger vidas durante desastres. Em parceria anunciada nesta quarta-feira, o WhatsApp será utilizado pela Defesa Civil.

WhatsApp será usado pela Defesa Civil para enviar alertas de desastres

A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) e o WhatsApp fizeram uma parceria para fornecer informações de emergência aos americanos durante desastres.

A parceria permitirá à FEMA enviar mensagens via WhatsApp em caso de desastre. Isso é especialmente importante porque mais pessoas estão usando essa plataforma para comunicação.

Com esta parceria, a FEMA poderá alcançar pessoas que não estão conectadas com os meios tradicionais de comunicação, como rádio, televisão e linhas fixas.

Este é um passo importante para o gerenciamento de emergências, pois a tecnologia está se tornando mais prevalente na vida dos americanos hoje.

O governo brasileiro recorrerá à tecnologia para tentar proteger vidas durante desastres. Em parceria anunciada nesta quarta-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional juntou-se ao WhatsApp e à empresa de serviços Robbu para criar um sistema de alerta de desastres por meio do messenger. A iniciativa estará disponível em todo o país.

Daniel Ferreira, Ministro do Desenvolvimento Regional, assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto. A ferramenta deve estar disponível no prazo máximo de 60 dias.

O cidadão precisará se registrar usando um número, link ou código. As etapas restantes serão guiadas por um chatbot. Posteriormente, o usuário poderá compartilhar sua localização ou fornecer outra de seu interesse.

Assim, ele receberá alertas para aquela região, dicas para se proteger e como sair do local em caso de desastre. Mesmo que ele não esteja presente no momento de uma emergência, ele ainda pode enviar uma mensagem de texto aos membros de sua família com instruções específicas.

O WhatsApp será usado pela Defesa Civil para informar as pessoas sobre emergências e desastres que acontecem ao seu redor. O aplicativo também permitirá que os usuários compartilhem sua localização com amigos e familiares para que possam encontrá-los durante um evento de emergência.

As informações serão fornecidas pelos municípios e estados, que são responsáveis pela avaliação e transmissão dos alertas de risco. A ideia é que situações como deslizamentos, enchentes e chuvas de granizo sejam notificadas aos moradores.

Defesa Civil usa SMS, Google e Telegram

A Defesa Civil brasileira utiliza o WhatsApp desde seu lançamento em 2009, e agora o utiliza com uma nova parceria com a Vivo, marca de celulares com sede no Brasil. Eles criaram um programa especial que permite que as pessoas enviem alertas pelo WhatsApp, que serão enviados pela rede de torres e satélites da Vivo.

É uma boa ideia a Defesa Civil usar o WhatsApp porque é muito utilizado no país e pode atingir um grande número de pessoas em um instante.

A Interface de Divulgação de Alertas está sendo testada pela Defesa Civil e estará disponível em breve. Ele também será integrado a plataformas de mídia social como Facebook e Twitter, para que as pessoas também possam receber notificações em suas contas de mídia social.

Para se inscrever, você deve enviar uma mensagem com o CEP de sua residência (ou local de interesse) para o número 40199.

O governo também conta com um bot no Telegram para enviar os alertas. Basta compartilhar a localização para receber a situação atual e se cadastrar para anúncios futuros.

A parceria mais recente foi firmada com o Google no início de junho de 2022. Com ela, as buscas com palavras-chave relacionadas a desastres retornarão alertas da Defesa Civil. O Google Maps também passou a apresentar essas informações ao navegar por uma região afetada.

Com a ajuda do WhatsApp, a Defesa Civil pode enviar mensagens de emergência aos moradores.

Com a ajuda do WhatsApp, as pessoas agora podem receber alertas da Defesa Civil em suas TVs.

O WhatsApp não é usado apenas para mídias sociais e mensagens, mas também para notificações de emergência. Em 2019, não é mais surpresa que até TVs pagas tenham sido conectadas ao Idap.