Site Overlay

Celular trincado? Tecnologia permitirá que a tela se conserte sozinha (Celular autorreparável)

Nova tecnologia está surgindo com uma nova maneira de consertar a tela. Ele será capaz de detectar o dano e corrigi-lo por conta própria.

Tecnologia permitirá que a tela se conserte sozinha (Celular autorreparável)
T.DALLAS/SHUTTERSTOCK

Esta tecnologia está sendo desenvolvida por uma empresa chamada Lumentum em colaboração com a Intel.

Existe uma nova tecnologia que permitirá que os telefones celulares se consertem. A Motorola registrou uma patente para a tecnologia e deve ser lançada em breve. Ele usará a câmera, os sensores e outras peças do telefone para detectar rachaduras e depois se consertar.

À medida que os smartphones se tornam mais avançados, eles também estão se tornando mais frágeis. Isso pode levar a reparos caros ou até mesmo a quebrar o telefone ao meio. A nova tecnologia pode ser um passo importante na redução desses custos para consumidores e empresas.

Como funciona a tela autorreparável?

Em um mundo onde a tecnologia está em constante evolução e mudança, a ideia de uma tela auto-reparável é difícil de imaginar.

No entanto, cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego fizeram progressos significativos nessa área. Eles desenvolveram um novo tipo de material que pode ser usado para reparar qualquer tipo de quebra na tela do seu telefone.

O novo material é chamado de “nanocristais” e tem a capacidade de se curar após ser exposto à luz ou ao calor – tornando-o um candidato ideal para telas auto-reparáveis.

A nova tecnologia seria capaz de aquecer a tela, que é feita de vidro ou LCD, para se reparar. Esta não é uma tecnologia nova – isso já foi feito antes com telas LCD. No entanto, desta vez será usado em uma escala muito maior com uma tela de LED.

No site de patentes do governo dos EUA, um esquema um tanto rudimentar dá uma ideia de como seria o processo:

Tecnologia permitirá que a tela se conserte sozinha (Celular autorreparável)
UNITED STATES PETENTE APPLICATION PUBLICATION

Repara 100%?

“A empresa teve o cuidado de dizer que a tecnologia pode não recuperar 100% da tela afetada, mas pode pelo menos reverter as deformações.”

Quando estará disponível?

Há uma nova tecnologia em andamento que permitirá que a tela do seu celular rachado se conserte. A tela autorreparável ainda está sendo desenvolvida e não está claro quando estará disponível, mas é emocionante pensar nas possibilidades dessa nova invenção.

É uma descoberta recente, mas de acordo com este documento, a patente foi solicitada e arquivada em fevereiro de 2011. Parece que a Motorola pode ter recebido a patente logo após o depósito

Telas de celular trincadas são uma das queixas mais comuns das pessoas. Estima-se que mais de 1 bilhão de celulares quebrados sejam vendidos a cada ano, e esse problema tem causado muita frustração aos consumidores.

A nova tecnologia afirma ser capaz de reparar telas rachadas em minutos usando uma “nano-tinta baseada em nanotecnologia”. A tinta é aplicada diretamente na tela e depois cura à temperatura ambiente, o que significa que você não precisa de nenhum equipamento ou habilidade especial para usá-la.

Celular autorreparável

Com a nova tecnologia, a tela de um telefone quebrado pode ser reparada sem a ajuda de um profissional.

O futuro parece promissor para telefones celulares com auto-recuperação(Celular autorreparável). Mas não se trata apenas de consertar a tela. Trata-se de garantir que seu telefone esteja sempre atualizado com novos recursos e aplicativos que você precisa para manter contato com seus amigos e familiares