Site Overlay

Pílula anticoncepcional masculina ainda não está pronta

O longo tempo que leva para desenvolver um medicamento também se deve ao fato de que os medicamentos são testados em pessoas, e não em animais.

Foto: Shutterstock

A pílula anticoncepcional masculina está em desenvolvimento há décadas, mas ainda não está disponível no mercado. Há uma série de razões pelas quais isso pode ser assim. A primeira é que há muitos riscos associados ao uso de contraceptivos masculinos, como baixa libido e depressão. Devido a esses efeitos colaterais, há mais mulheres do que homens dispostos a tomar a pílula.

A segunda razão é que é difícil encontrar financiamento para o projeto. As empresas farmacêuticas não estão muito interessadas em desenvolver uma pílula anticoncepcional masculina porque isso não lhes dá dinheiro como os anticoncepcionais femininos.

A notícia gerou grandes expectativas, pois os testes em humanos devem começar em 2022. No entanto, especialistas alertam que a mesma tecnologia pode ser usada para criar notícias falsas e desinformação.

A pílula anticoncepcional masculina tem sido muito notícia recentemente. As pessoas estão animadas com a ideia de não ter que se preocupar em engravidar. No entanto, especialistas alertam que a pílula anticoncepcional masculina pode não funcionar para todos.

As pessoas que estão acima do peso ou têm níveis elevados de colesterol podem experimentar efeitos colaterais da pílula, como ganho de peso e pressão alta. A pílula também é menos eficaz se você beber álcool ou fumar cigarros, o que significa que é importante ter cuidado ao tomar este medicamento.

Apesar dos avanços no desenvolvimento de pílulas anticoncepcionais masculinas, ainda são necessárias muitas pesquisas para entender como isso afetará o sistema reprodutivo.

A pílula anticoncepcional masculina é um método baseado em hormônios que pode ser tomado por homens para impedi-los de gerar uma criança. A pílula funciona parando a produção de esperma e alterando o equilíbrio hormonal nos homens.

Os primeiros ensaios bem sucedidos para este tipo de contracepção foram realizados em animais, nomeadamente ratos e macacos. Esses testes mostraram que era possível suprimir a produção de esperma com uma única dose de hormônios.

No entanto, existem muitas diferenças entre os sistemas reprodutivos humanos e camundongos, bem como genes diferentes em ambas as espécies, o que significa que mais pesquisas são necessárias antes que possamos começar a testar esse contraceptivo em humanos.

Este é um estudo muito interessante que foi feito sobre a pílula anticoncepcional masculina. O estudo indicou que esta poderia ser uma forma viável de contracepção no futuro.

Alguns outros estudos também estão sendo realizados para descobrir se eles podem reduzir a fertilidade masculina, visando a motilidade do esperma ou bloqueando a produção de esperma.

Há também uma pesquisa conhecida como vasectomia não cirúrgica chamada Reversible Inhibition of Sperm Under Guidance (RISUG). RISUG é um contraceptivo masculino que está em desenvolvimento desde a década de 1980. O RISUG é injetado no ducto deferente, que é um tubo que transporta o esperma dos testículos para a uretra. A injeção cria uma substância que mata o esperma e bloqueia sua passagem.

Este método é reversível, o que significa que pode ser desfeito com outra injeção. No entanto, não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Outro método em estudo é o “DIU para homens”, que é um hidrogel injetável que dura 1 ano e impede a fertilidade masculina.

Por que o anticoncepcional masculino ainda não está pronto?

Na década de 1970, havia muita pesquisa sobre contraceptivos masculinos. A única coisa que poderia ser encontrada era um espermicida que mataria o esperma. No entanto, não foi eficaz o suficiente para ser usado como controle de natalidade.

No entanto, os níveis de testosterona necessários para essa redução são altos e podem causar efeitos colaterais como irritação.

Os efeitos colaterais deste tipo de pílula são geralmente leves e incluem irritação e dores de cabeça. No entanto, esses efeitos colaterais não são permanentes e desaparecem após alguns dias.

Em 2012, as pesquisas foram interrompidas devido aos efeitos que causavam, como acne severa, dor e até depressão. Esses efeitos colaterais não valeram a pena para a pílula anticoncepcional masculina ser criada.

A pílula anticoncepcional masculina teria sido uma grande invenção para o futuro do planejamento familiar. No entanto, existem muitos riscos associados a ele que fazem com que não valha a pena continuar com os ensaios clínicos.

Bobby Najari é professor assistente de urologia e saúde populacional e diretor do Programa de Infertilidade Masculina da NYU.

A equipe de Najari está trabalhando neste projeto desde 2008, quando recebeu financiamento do National Institutes of Health para investigar se um homem poderia tomar um medicamento para suprimir a produção de esperma, assim como as mulheres tomam contraceptivos orais há muito tempo para suprimir seus ciclos de ovulação.

O estudo M1 estudará 150 homens que estão em relacionamentos monogâmicos com mulheres por seis meses, durante os quais tomarão doses diárias de pílulas M1 ou placebo.

A pesquisa de Najari está focada em entender a biologia do esperma e como impedi-lo de encontrar um óvulo, além de entender como garantir que a pílula não tenha efeitos colaterais.

A pílula anticoncepcional masculina ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. No entanto, o Dr. Najari espera poder começar a testá-lo em humanos dentro de alguns anos e disponibilizá-lo.