Site Overlay

Transplante com coração de porco é um sucesso

3 dias após a cirurgia, ele estava bem.

Transplante com coração de porco é um sucesso
Cirurgia. Imagem de sasint em Pixabay

Um homem norte-americano com uma doença cardíaca terminal recebeu um implante de um coração de porco geneticamente modificado na primeira cirurgia do tipo, e, três dias depois, o paciente está indo bem, afirmaram os médicos.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland desenvolveram um coração de porco que pode ser usado em transplantes humanos.

A cirurgia, realizada por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Maryland, é uma das primeiras a demonstrar a viabilidade do transplante cardíaco de porcos para humanos, um campo de estudo possibilitado por novas ferramentas de edição de genes.

Se a operação for bem-sucedida, os cientistas esperam que órgãos de porcos possam ajudar a aliviar a escassez de órgãos humanos e doadores.

“Foi uma cirurgia revolucionária que nos leva um passo mais perto de resolver a crise de escassez de órgãos. Simplesmente não há corações humanos doados disponíveis para atender a longa lista de possíveis destinatários”, disse em nota o Dr. Barley Griffith, que transplantou o coração de porco para o paciente.

Estamos progredindo com cautela, acrescentou Griffith, mas também estamos otimistas de que a primeira cirurgia deste mundo possa oferecer uma nova e importante opção para os pacientes no futuro.

Paciente David Bennett, 57, de Maryland, um transplante de coração foi a última opção.

Ou morre ou faz esse transplante. Eu quero viver. “Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última opção”, disse Bennett no dia anterior à cirurgia, de acordo com uma nota divulgada pela universidade.